Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Relações internacionais

Vice-secretário dos EUA diz que ministro "destruiu" relação com o Brasil

Christopher Landau fez postagem no X | 10.08.25 - 08:33 Vice-secretário dos EUA diz que ministro "destruiu" relação com o Brasil O vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau (Foto: divulgação)
José Abrão
 
Goiânia - Em uma postagem no X, o vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, publicou no sábado (9/8) um longo texto em que afirma, sem citar Alexandre de Moraes, que um ministro do Supremo Tribunal Federal "destruiu a relação historicamente próxima do Brasil com os EUA" e afirmou que "a separação dos poderes de um Estado é a maior garantia de liberdade já concebida pela humanidade".
 
O texto posteriormente foi repostado em português pelo perfil da embaixada dos EUA no Brasil no X. Landau escreveu que "um único ministro do STF usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com detenção, prisão ou outras penalidades. Essa pessoa destruiu a relação histórica de proximidade entre Brasil e os Estados Unidos, ao tentar, entre outras coisas, aplicar extraterritorialmente a lei brasileira para silenciar indivíduos e empresas em solo americano".

 
Após as publicações, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou pelo X, afirmando que a postagem do vice-secretário é uma "gravíssima ofensa ao Brasil, ao STF e à verdade".
 
"Quem tentou usurpar o poder em nosso país foi Jair Bolsonaro. Quem está tentando destruir a relação histórica entre os dois países é a família Bolsonaro estimulando Donald Trump, com o tarifaço e sua chantagem contra o Judiciário brasileiro", escreveu a ministra.
Hoffmann disse que o melhor caminho para restaurar as boas relações entre os países começa por "respeitar a soberania do Brasil".
 
Leia mais
Dino rebate Embaixada dos EUA: não é sua atribuição 'monitorar' ministros do STF

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351