A Redação
Goiânia - A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participa nesta terça-feira (12/8), em Rio Verde, às 9h, da entrega de 580 certificados a produtores rurais que concluíram cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Emater Goiás, por meio do programa Agro é Social. Durante o evento, também serão repassados recursos do Crédito Social a 370 agricultores familiares em situação de vulnerabilidade social, com investimento total de R$ 1,8 milhão.
A iniciativa faz parte do Goiás Social e visa promover o fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar, integrando produção e consumo. As capacitações, por exemplo, abordaram áreas como avicultura, conservas de vegetais, horticultura, fruticultura, panificação, pintura em tecido, desossa de frango, salgados, doces artesanais e outros. A solenidade marca também o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás).
Com investimento recorde de R$ 30 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás), o PAA Goiás 2025 será executado na modalidade Compra com Doação Simultânea, adquirindo alimentos dos agricultores familiares para repasse a instituições sociais e famílias em situação de vulnerabilidade, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Além da cerimônia de encerramento das capacitações, a programação do Agro é Social, em Rio Verde, contará com uma série de serviços gratuitos para a comunidade local, incluindo atendimentos de saúde, distribuição de mudas, emissão de carteira de identidade, serviços do Vapt Vupt e da Equatorial, além de atividades recreativas para crianças. A ação integra o Goiás Social e atende produtores de 13 municípios da região Sudoeste de Goiás, com foco na promoção da autonomia e geração de renda no campo.