A Redação
Goiânia - Em todo o país, o Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu, nesta segunda-feira (11/8), 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Também foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, com a entrega de 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ao todo, são 116 premiados entre redes de ensino estaduais e municipais, escolas e estudantes.
Confira a lista de premiações em Goiás:
Estado
Goiás (Ensino Médio)
Municípios
Damolândia (Educação Infantil)
Santa Bárbara de Goiás (Alfabetização)
Santa Rita do Novo Destino (Anos Iniciais)
Rio Verde (Anos Finais)
Itumbiara (Educação em Tempo Integral)
Goiandira (Educação em Tempo Integral)
Escolas
Escola Municipal Evangélica Monte Moriá (Alfabetização e Anos Iniciais)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz Alberto Leão (Anos Finais)
Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca (Ensino Médio)
Estudantes (desempenho na redação do Enem)
Lui Vinícios Alves de Abreu
Tawany Costa Santos
Seleção dos premiados
Os vencedores da edição de 2025 do Prêmio MEC da Educação Brasileira foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.
Prêmio
Instituído pelo Decreto nº 12.521/2025, com regras publicadas na Portaria nº 564/2025, o Prêmio MEC da Educação Brasileira promove o reconhecimento e a valorização dos diversos atores educacionais. O objetivo é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas destinados à melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica, que levem em conta a promoção da equidade e a redução das desigualdades, em alinhamento ao Plano Nacional de Educação (PNE).