A Redação
Goiânia - Entre janeiro e julho de 2025, a Equatorial Goiás realizou 204.121 podas de árvores em todo o Estado, ação fundamental para o plano de manutenção preventiva da companhia. O principal objetivo dessa iniciativa é minimizar riscos de interrupções no fornecimento de energia, causadas pelo contato dos galhos com a rede elétrica, especialmente durante o período chuvoso, quando ventos fortes e tempestades são mais frequentes.
O trabalho é planejado com base em estudos técnicos e dados operacionais que indicam os locais mais críticos, considerando o histórico de ocorrências, proximidade da vegetação com a rede e demandas da população. A atuação é fundamental para garantir um fornecimento mais seguro e contínuo de energia para todos os goianos.
De acordo com o superintendente Técnico da Equatorial Goiás, Roberto Vieira, as podas preventivas são fundamentais para garantir o fornecimento contínuo de energia. “O crescimento desordenado da vegetação é uma das principais causas de interrupções no fornecimento, principalmente durante as chuvas. Por isso, atuamos antes do período chuvoso com um plano intensivo de podas”, explica Roberto.
Além de prevenir acidentes, o trabalho também contribui para a segurança da população e dos eletricistas. “A vegetação próxima à rede representa risco de choque elétrico e quedas de energia. Com as podas, reduzimos significativamente esses riscos”, afirma o superintendente.
Responsabilidade
? A concessionária atua quando os galhos estão em contato com a rede ou a até dois metros de proximidade da fiação. Nestas situações, o trabalho deve ser realizado exclusivamente por profissionais especializados da companhia. Eles são?habilitados, autorizados e utilizam equipamentos de segurança adequados. ?
?
Antes disso,?a poda de prevenção é de responsabilidade das Prefeituras e dos particulares onde ficam as árvores. Isso vale inclusive para?locais com vegetação em espaços públicos.?O dever?da fiscalização do plantio correto e podas preventivas é da Prefeitura de cada município. São elas quem precisam ser acionadas pela população quando houver necessidade de poda de árvores?ou para fazer denúncia de algum plantio irregular.
Caso o executivo municipal identifique que não é possível realizar o serviço por questões de segurança para seus colaboradores ou moradores, em função de os galhos estarem muito próximos ou tocando a rede elétrica, deve comunicar à Equatorial, para que uma equipe seja enviada para dar apoio na execução da poda.? Quando a companhia atua, o serviço é realizado em conjunto com o Centro de Operação Integrado (COI) da Equatorial Goiás que, quando preciso, faz o desligamento da energia para a retirada segura dos galhos.
?
A solicitação de poda, quando a vegetação está em contato com a rede elétrica, pode ser feita por meio do Call Center da companhia 0800 062 0196 ou nas agências de atendimento espalhadas pelo estado. ?
Esse tipo de serviço só deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. Para a realização das podas também é importante seguir alguns critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. Além disso, as podas devem ser feitas com autorização prévia do órgão ambiental e atendimento à legislação, obedecendo regras de distância para a rede de energia e os tipos de cortes recomendados para cada situação.
Recomendações sobre cuidados em relação a podas:?
* Jamais realize podas próximas da rede elétrica por conta própria. Esse tipo de serviço deve ser executado exclusivamente por equipes treinadas da distribuidora de energia;
* Em caso de risco de contato de galhos com a fiação elétrica, acione a distribuidora. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelos canais oficiais da companhia;
* Evite o plantio de árvores embaixo da rede elétrica;
* Ao realizar podas particulares, verifique se a área de trabalho está distante da rede elétrica. O descuido pode causar acidentes graves, como choques elétricos e quedas de energia.
Como agir em caso de acidentes?
A concessionária orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa. A Equatorial Goiás deve ser comunicada imediatamente para realizar os desligamentos emergenciais.
Para comunicar casos, o cliente pode entrar em contato no Call Center da companhia 0800 062 0196. Importante informar a cidade e o endereço do local com ponto de referência.?