Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Indicadores

Goiânia é premiada como capital destaque no Ranking do Saneamento 2025

Mabel participou da solenidade de entrega | 13.08.25 - 18:35 Goiânia é premiada como capital destaque no Ranking do Saneamento 2025 Prefeito Sandro Mabel participou da cerimônia de premiação (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia -
 O prefeito Sandro Mabel participou, nesta quarta-feira (13/8), em São Paulo, da cerimônia de entrega do 9º Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico, que premiou Goiânia em 1° lugar na categoria “Destaques do Ranking do Saneamento de 2025 com foco em capitais”. O município alcançou a sétima colocação do Ranking do Saneamento 2025, estudo que avalia os indicadores de saneamento dos 100 municípios mais populosos do país.
 
“Goiânia é uma cidade que, junto com o Estado de Goiás, estabeleceu o compromisso de alcançar a eficiência. E essa colaboração com a Saneago também conta com uma regulação eficiente”, pontuou o prefeito. Segundo Mabel, a administração se prepara para fazer a recarga do lençol freático, visando enfrentar problemas de macrodrenagem, e avançar com o aproveitamento de águas proveniente das chuvas com pontos de absorção. “São estudos realizados pensando no abastecimento até 2070”, completou.
 
O evento é promovido pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (Ceisa-FGV), e tem como intuito reconhecer os esforços dos municípios que são destaques positivos em avanços na infraestrutura de saneamento básico, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Sinisa).
 
Entre as capitais brasileiras, Goiânia é a única que figura dentre as dez cidades com melhores serviços de tratamento de água e esgoto. O município tem 99,62% da população atendida com água tratada e o mesmo porcentual com esgotamento sanitário. Goiânia apresenta apenas 12,7% de perdas na distribuição de água, melhor índice entre capitais, e 75,1% de tratamento de esgoto. 
 
Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o prêmio consagra o trabalho de cinco mil colaboradores. “Resultado de muito planejamento e investimentos contínuos”, frisou, ao lembrar que os indicadores registrados em Goiânia mostram que os atendimentos foram universalizados muito antes de 2033, prazo previsto no Marco Legal de Saneamento. “Hoje, estamos com índices universalizados e nosso foco é segurança hídrica”, completou Soavinski, ao defender que o reconhecimento consolida a Saneago como exemplo de excelência na prestação de serviços de saneamento.

Leia mais:
Goiânia celebra centenário do Art Déco com debate entre especialistas
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351