A Redação
Goiânia - O governador Ronaldo Caiado concluiu, nesta quinta-feira (14/8), em Goiânia, a entrega das 19 estações revitalizadas do BRT Leste-Oeste. Ele também anunciou a entrada em circulação de 28 novos ônibus, sendo seis elétricos articulados no sistema principal e 22 veículos padrão Euro VI nas linhas alimentadoras. As melhorias fazem parte do projeto Nova Anhanguera, que está modernizando a estrutura por onde passam diariamente mais de 86 mil passageiros. “Estamos fazendo uma verdadeira transformação, algo nunca visto no transporte coletivo metropolitano. Isso traz qualidade de vida e dignidade para as pessoas”, disse Caiado.
O governador lembrou que o antigo Eixo Anhanguera ficou abandonado por décadas, com ônibus sucateados, pontos quebrados, vias sem condições de tráfego e terminais insalubres. “Ao invés de jogar a responsabilidade no outro, unimos as forças e trouxemos um sentimento de resgate. Sentamos com prefeitos, empresários e hoje temos um resultado ímpar. Nunca se viu tamanha revolução como estamos assistindo”, pontuou o chefe do Executivo goiano. Ele citou ainda que as mudanças têm sido realizadas com a tarifa congelada, desde 2019, a R$ 4,30.
Presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Empresas de Transporte Urbano (NTU), Edmundo Pinheiro enalteceu a recente transformação do sistema coletivo da Região Metropolitana e informou que isso tem “despertado o interesse” de outros estados. “Goiânia está de parabéns e é um exemplo para todo Brasil. É isso que a gente quer transmitir e reconhecer”, comentou o dirigente.
Modernização
Iniciado em janeiro de 2024, o projeto de revitalização e modernização das 19 estações do BRT Leste-Oeste foi concluído agora com a entrega das últimas três plataformas — Capuava, Cascavel e Rua 8. Quatro terminais do BRT Leste-Oeste seguem em obras. Praça da Bíblia, Praça A, Dergo e Senador Canedo estão em processo de modernização e devem ser entregues ainda este ano.
O BRT Leste-Oeste tem recebido novos ônibus de forma gradual. A previsão é que o sistema chegue a 130 veículos movidos a energia limpa e renovável, sendo 50 elétricos, 32 movidos a biometano e 48 com a tecnologia Euro VI, que obedece às normas regulatórias europeias para emissão de poluentes.
Novidades exclusivas
Durante a entrevista coletiva, Caiado confirmou que Goiânia entrará para a história da mobilidade urbana mundial ao se tornar a primeira cidade a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos. Os novos veículos, com 28 metros de comprimento, estão sendo fabricados pela Volvo. Cinco exemplares devem integrar a frota goiana até o fim do ano. “Estamos investindo na descarbonização da nossa atmosfera. Ou os ônibus são elétricos, ou Euro 6, ou movidos a biometano”, enfatizou o governador.
Outra característica que garantirá mais eficiência ao transporte coletivo em Goiânia é o processo de metronização desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia. Com uso de inteligência artificial, o sistema ajusta os semáforos em tempo real para dar mais fluidez aos ônibus. O prefeito da capital, Sandro Mabel, disse que o transporte coletivo vai “comandar o trânsito” da cidade com essa tecnologia. “Faz com que o ônibus ganhe 30%, 40% a mais de velocidade”, informou o gestor municipal. A ferramenta já funciona entre os terminais Novo Mundo-Praça da Bíblia e Isidória-Praça Cívica. A meta, segundo o prefeito, é implantar a novidade numa extensão de 240 quilômetros.
Secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima afirmou que todas essas melhorias têm despertado o interesse dos usuários do transporte coletivo que, nos últimos anos, foram abandonando o serviço devido às más condições. “A cada mês que passa, tem aumentado cerca de 10% o número de passageiros. Acreditamos que em dois anos o volume iguale de novo os números de 2010, quando o sistema começou praticamente. Havia mais passageiros, mas o número foi caindo justamente por conta da degradação”, explicou.
Reforma da Metrobus
O evento que reuniu o governador Ronaldo Caiado e gestores municipais e estaduais foi realizado na sede da Metrobus, na Vila Regina, em Goiânia. Caiado embarcou em um dos ônibus elétricos entregues e, em seguida, percorreu as instalações da empresa, que passou por uma recente reforma. Houve intervenções na recepção e no auditório. As melhorias fazem parte de um plano mais amplo de reestruturação que teve início em 2021.