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Alta temporada

Acampamentos lideram preferência de turistas no Araguaia, aponta pesquisa

Conheça perfil de quem se hospeda na região | 14.08.25 - 19:57 Acampamentos lideram preferência de turistas no Araguaia, aponta pesquisa Acampamentos lideram preferência de turistas no Araguaia, aponta pesquisa. (Foto: Ycaro Mattus)
 
A Redação

Goiânia
- Pesquisa realizada pela Goiás Turismo, entre os dias 11 e 18 de julho, aponta que 61,5% dos turistas que estiveram no Araguaia nessa temporada de férias ficaram acampados nas praias do rio. Outros 35,5% preferiram a cidade, e apenas 3% não pernoitaram na região.

A média de pernoite nos acampamentos é de 12 dias; na cidade, a média é de sete dias; e, para quem passa apenas o dia na cidade, o tempo médio de permanência é de 12 horas. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (14/8), é fruto da Expedição Araguaia, realizada no último mês por profissionais da agência, que percorreram cerca de 400 quilômetros de barco, passando pelos municípios de Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves.
 
Perfil
O estudo ainda delineou o perfil do turista do Araguaia: idade média de 33 anos, 50% com curso superior ou pós-graduação, e renda mensal de R$ 6 mil - aproximadamente quatro salários mínimos. Em relação ao gênero, os índices ficaram próximos: 52% feminino e 48% masculino. Noventa e dois por cento dos turistas são de Goiás e, apenas 8%, de outros Estados, com destaque para goianos que residem no exterior (Portugal, Estados Unidos, França, Colômbia, Inglaterra e Polônia) e vieram prestigiar a temporada.
 
“Essa pesquisa reforça aquilo que já sabemos na prática: o Araguaia é um dos maiores patrimônios culturais e turísticos do nosso estado. Mas mais do que constatar, ela orienta. Com dados em mãos, conseguimos planejar ações mais eficientes, melhorar a infraestrutura, e valorizar ainda mais a experiência de quem escolhe Goiás como destino”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.
 
Movimentação econômica
O titular da autarquia ainda assinala como a temporada movimenta economicamente a região: o gasto médio individual é de quase R$ 1.000. “Considerando a nossa amostra, que englobou cerca de 8,8 mil pessoas, temos a injeção de R$ 8,8 milhões, em itens como hospedagem,alimentação, transporte e atrativos turísticos”, exemplifica Naves. 
 
“O Araguaia não é só lazer. É identidade, é economia e é oportunidade. Essa pesquisa mostra com clareza o potencial transformador do turismo quando ele é tratado como prioridade de governo. E sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, temos feito exatamente isso: colocar o turismo no centro da estratégia de desenvolvimento de Goiás”, reforça o presidente da agência.
 
Satisfação
Oitenta e oito por cento dos turistas que responderam ao questionário da Goiás Turismo tiveram as expectativas atendidas ou superadas, e quase 100% (98,5%) disseram que pretendem voltar. Aliás, a tradição familiar apareceu como uma forte motivação para o goiano acampar nas férias de julho no Araguaia, com 63%, sendo seguida pelo contato com a natureza.
 
A turismóloga e coordenadora da pesquisa, Amanda Alves Borges, explica que foi solicitado aos turistas que atribuíssem uma nota, em escala de 1 (menor) a 5 (maior), tanto para a avaliação das cidades (Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves) quanto para a infraestrutura turística. A média obtida para os municípios foi de 3,75 e, para a infraestrutura, de 3,84. Entre os destaques positivos estão a diversão noturna/shows, o serviço de barqueiro e a segurança pública. Já internet, restaurantes e banheiros são alguns dos pontos que precisam melhorar.
 
Metodologia 
As entrevistas foram realizadas exclusivamente nas praias, tanto nas das prefeituras quanto nas mais afastadas, e não nos centros urbanos dos municípios. O questionário contemplava a possibilidade dos turistas avaliarem a cidade, caso tivessem utilizado sua estrutura. 
 
A pesquisa contou com 400 participantes. A aplicação dos questionários foi feita apenas com o líder de cada grupo, sendo sempre registrada a quantidade total de pessoas representadas. Dessa forma, embora a amostra direta tenha sido de 400 respondentes, o levantamento abrangeu, indiretamente, um universo total de 8.802 pessoas.
 
Perfil e satisfação do turista na Temporada Araguaia 2025
 
Perfil do público
Idade média do grupo representado: 33 anos
Gênero: 52% feminino / 48% masculino 
Origem: 92% goianos; 8% de outros estados (SP, TO, DF) 
Renda média: R$ 6.000 
Escolaridade: 50% ensino superior ou pós; 44% ensino médio 
Composição dos grupos: 98% familiares e amigos 
Tamanho dos grupos: Média de 22 pessoas (35,75% com mais de 21)
 
Comportamento de viagem
Média de visitas ao Araguaia: 3 vezes ao ano 
Forma de hospedagem: 
61,5% em acampamentos (média de 12 dias) 
35,5% na cidade (média de 7 dias) 
Dos que dormem na cidade, 74% se hospedam em casa própria ou de conhecidos 
Motivações para acampar: em primeiro lugar, tradição familiar (63%); em segundo lugar, contato com a natureza
 
Transporte
94% chegam de carro próprio 
67% usam barco próprio para acessar praias
Frequência de visita ao Araguaia: média de 3 vezes ao ano
Como ficam sabendo: 85% souberam por amigos e familiares, enfatizando a questão da tradição familiar; 15% por outras fontes (Instagram, TV, escola, agência de turismo, prefeitura)
 
Gastos e impacto econômico
Gasto médio por pessoa: R$ 1.000 
Gasto total estimado dos grupos: R$ 8,8 milhões
 
Lazer, fauna e valores simbólicos
Lazeres preferidos: canoa, lancha, jet ski, pesca, vôlei, baralho, boia, churrasco 
Principais animais símbolo do Araguaia: primeiro lugar, peixes (com destaque para piraíba e pirarara); em segundo lugar, boto, e terceiro, tuiuiú
 
Satisfação e fidelização
90% dizem que o Araguaia é sua 1ª opção de férias 
88% tiveram expectativas atendidas ou superadas 
98,5% querem voltar nas próximas temporadas
 
Avaliação do destino
Nota média das cidades: 3,75 
Nota da infraestrutura e serviços turísticos: 3,84 (Escala de 1 a 5)
 
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