A Redação
Goiânia - Levantamento divulgado, nesta quinta-feira (14/8), pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) mostrou o número de acidentes de trânsito registrados na cidade no 1º quadrimestre de 2025 caiu 67%, em relação ao mesmo período de 2024. De acordo com a pasta, as ocorrências despencaram de 2.734, em 2024, para 912, em 2025 - resultado de investimentos atuais na melhoria da malha viária, da sinalização de trânsito e na fiscalização nas ruas.
Entre esses os investimentos, a SMTA destaca, por exemplo, a instalação de 30 câmeras inteligentes em semáforos, que abre e fecham o trânsito conforme o fluxo, a implementação de semáforos em locais que tinham altos índices de acidentes de trânsito, como a Avenida Mineira, no Setor dos Afonsos, e a Avenida Junqueirópolis, no Serra Dourada 3; a instalação de mais de 1 mil placas de sinalização de trânsito; a pintura de mais 15 mil metros quadrados de vias (sinalização horizonal) e a criação da direita livre em vias como Avenida Rio Verde e Avenida Independência, entre outros.
"Aparecida é uma cidade grande, maior do que seis capitais brasileiras, e tem uma frota ativa também gigantesca, com mais de 380 mil veículos. Para todo esse tráfego fluir com segurança e agilidade, nós precisávamos urgentemente de melhorias no trânsito, que foram feitas e resultaram em muitas vidas poupadas e em deslocamentos mais rápidos e seguros", comenta o prefeito Vilela.
O secretário de Mobilidade e Trânsito, Coronel Eder Fernandes acrescenta que, neste 1º semestre, a SMTA atuou também em consonância com a determinação do prefeito para limpar e organizar a cidade. Por isso, recolheu das ruas 62 carros abandonados que estavam obstruindo a passagem de veículos e de pedestres nas calçadas. A SMTA, salienta Eder, ainda ministrou mais de 70 palestras educativas em escolas e empresas, buscando conscientizar a população para um trânsito mais seguro.
O gestor reforça que a SMTA também mudou o sentido de várias ruas e avenidas para dar mais fluidez ao trânsito, instalou mão única e realocou radares conforme a necessidade do tráfego. "Porém, o cidadão precisa fazer sua parte. Infelizmente, 43% dos acidentes registrados neste 1º quadrimestre foram causados por desrespeito à sinalização, uma atitude que coloca em risco a própria vida e a de terceiros", finaliza Eder Fernandes.
Leia mais:
Mabel entrega Corredor da Avenida 24 de Outubro: "Mais mobilidade"