A Redação
Goiânia - O prefeito de Goiânia Sandro Mabel apresenta, nesta sexta-feira (15/8), às 11h, a Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo e Conservação da Biodiversidade em parques e áreas públicas da capital. O evento será realizado no Jardim Botânico, ao lado da administração do parque.
Na ocasião, também será lançado o Plano de Ação de Combate às Queimadas, elaborado pelo Gabinete de Crise, formado por órgãos da prefeitura e do Estado, como a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o Centro de Informações Meteorológicas e Ambientais de Goiás (CIMEHGO).
Com a chegada do período de estiagem, aumentam os focos de incêndio em parques e áreas públicas da cidade. Pensando nisso, a Política trabalhará três elementos fundamentais: a elaboração do Plano de Combate ao Fogo e o Plano de Biodiversidade, a criação de brigadas florestais e a criação de mecanismos de financiamento da Política.
A Política Municipal ainda trará o projeto de educação ambiental voltado à conscientização e prevenção de incêndios florestais, além de um mapeamento das áreas de risco e locais onde os incêndios geralmente começam. Já o Plano de Ação tem como objetivo atuar de forma conjunta para prevenir incêndios, além de coibir ações que contribuam para o aparecimento de focos de incêndio.
Uma das formas de realizar a coibição de incêndios criminosos é o aplicativo Monitor de Queimadas, desenvolvido pelo Cimehgo e que permite que a população possa informar aos órgãos responsáveis, em tempo real, sobre a ocorrência de incêndios.
Leia mais
Caiado decreta situação de emergência no lixão de Padre Bernardo