A Redação
Goiânia - Com a vitória do Consórcio Rota Agro Brasil no leilão de concessão das rodovias BR-060 e BR-364 nesta quinta-feira (14/8), Goiás e Mato Grosso dão um passo histórico na modernização da infraestrutura logística. Serão R$ 7,3 bilhões aplicados em 490 quilômetros de estrada entre Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT), cruzando polos agroindustriais estratégicos como Jataí, Santa Rita do Araguaia e Alto do Araguaia.
A conquista é também resultado de uma pauta que o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Zé Mário, defende há anos. Quando deputado federal, ele articulou junto ao Ministério da Infraestrutura e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ações emergenciais e projetos estruturantes para essas rodovias, além de assegurar a manutenção da BR-364 em trechos críticos. “Sempre disse que estrada boa é sinônimo de competitividade para o agro e segurança para quem vive e trabalha no campo. Ver essa concessão avançar é uma vitória de todos que dependem dessas rotas”, afirma.
As BR-060 e BR-364 são eixos estratégicos para o escoamento de soja, milho, carnes e insumos agrícolas, conectando áreas produtoras aos portos do Sudeste e do Norte. A concessão prevê obras como 45,6 km de duplicação de pista, 150,9 km de faixas adicionais, 172 novos acessos, 21 passagens de fauna e dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, além de atendimento médico e mecânico 24 horas e monitoramento inteligente.
De acordo com especialistas, as melhorias devem reduzir o tempo de viagem, cortar custos logísticos e aumentar a segurança, gerando impacto direto na economia regional e no fluxo de exportações. Para Zé Mário, a obra reforça a vocação do Centro-Oeste como potência agroindustrial e exportadora. “De norte a sul do Estado, nossa bandeira é infraestrutura. Não existe agro forte sem estrada de qualidade, e essa concessão é um passo decisivo nessa direção”, conclui.