A Redação
Goiânia - Os presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o da Rússia, Vladimir Putin, estão reunidos na tarde desta sexta-feira (15./8), em uma base militar na cidade de Anchorage, no Alasca, para discutir o futuro da guerra na Ucrânia. A recepção contou com tapete vermelho e show militar. Um bombardeiro B-2, modelo usado contra o Irã em junho, sobrevoou o local quando os presidentes se encontraram.
Essa é a primeira reunião entre líderes americanos e russos desde o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Depois de dizer que um acordo para o fim da guerra poderia ser atingido durante a cúpula, Trump minimizou as expectativas para a reunião e disse que o encontro serviria para preparar o terreno para mais reuniões, que envolveriam o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.
Na quinta-feira (14) o Kremlin sinalizou que também estava interessado em discutir outros assuntos além da guerra, como laços econômicos e armas nucleares. Putin disse acreditar nos "esforços bastante enérgicos para interromper os combates, pôr fim à crise e chegar a acordos de interesse para todas as partes envolvidas neste conflito". (Com Agência Estado)