A Redação
Goiânia - Luiz Henrique Verri, Tales Lino Soares e Enzo Alves Marques, estudantes da 2ª série do Ensino Médio de um colégio privado em Goiânia representaram a capital na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada dentro da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e voltaram com medalhas de ouro. A etapa nacional foi em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro e o colégio foi o único de Goiânia a se classificar na Turma 1, Nível 4 (Propulsão química).
Com conhecimento amplo de física e química, os alunos foram orientados pelo professor Renato Namba e Vinícius Borges. Eles realizaram diversos projetos e vários lançamentos, até conseguirem uma metragem satisfatória. Durante a competição, conseguiram um lançamento de mais de 250 metros. No total, 94 equipes de todo o Brasil participaram da competição.
Nesta sexta-feira (15/8), os alunos foram recepcionados e homenageados no colégio ao lado dos professores e coordenadores que participaram da Olimpíada. O encontro também contou com familiares dos estudantes. Coordenador Pedagógico do Ensino Médio, Wesley Souza acompanhou os alunos na viagem e contou da experiência vivida, claro, cheio de orgulho.
Maior evento astronômico da América Latina
"A todo momento dizíamos que estávamos indo brincar, nos divertir. A Jornada de Foguetes é o maior evento Astronáutica e astronômico da América Latina e nós nunca tínhamos participado de um evento desse porte. Aprendi muito mais que imaginei e voltamos muito enriquecidos. Aqui montamos um projeto olímpico e estamos participando de vários eventos. A premiação não é apenas pro aluno ou pra escola. Hoje quebramos paradigmas e fizemos história. Estamos mostrando pros outros alunos, inclusive mais novos, que eles podem ir muito longe. E tudo isso não seria possível sem o apoio dos pais", completou.
Diretora da escola, Cordilina Masson elogiou os alunos e emocionada falou do trabalho dos alunos e dos professores. E também lançou um desafio: "Meninas também podem e devem participar. Vamos formar uma equipe de mulheres? E eu digo mais, meninos, a NASA espera por vocês!" Wesley também citou uma das equipes que participou desta edição. Vencedora geral, com 399 metros, era formada por três meninas e uma professora.
Luiz Henrique Verri, aluno integrante da equipe falou da experiência e de como foi gratificante competir nacionalmente.
"No primeiro dia achamos que tínhamos alcançado 180 metros e foi mais de 200. No segundo nos surpreendemos com 250,90 m. Em Goiânia, a gente conseguiu 290 metros mas em condições de clima diferente. Lá teve o frio, o vento. Essa competição não acaba aqui. Se Deus quiser vai ser só o começo e queria dizer pra todos os alunos que estão aqui no auditório: vocês conseguem".