A Redação
Goiânia - O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou da abertura da 3ª edição da Ação Saúde Solidária no Centro POP, neste sábado (16/8), no Centro da capital. A ação oferece serviços essenciais de diversas áreas para a população em situação de rua, dentre eles atendimentos médicos com especialistas em otorrinolaringologia, angiologia, psiquiatria e ginecologia; encaminhamento para exames e cirurgias oftalmológicas no Banco de Olhos; solicitação de exames na rede SUS; ginástica laboral; cortes de cabelo; confecção de currículos; orientações jurídicas; dentre outros.
“Temos tido um cuidado com essas pessoas que estão em situação de rua. Nós temos conseguido empregar muita gente. Isso tem me dado uma alegria grande. Nossa vice-prefeita também tem atuado muito forte nisso. Nós estamos fazendo um trabalho onde nós recolocamos, devolvemos a dignidade para as pessoas. Durante as noites, nós temos andado, feito patrulhas, tirado as pessoas dessas noites frias, colocando no centro de acolhimento e, hoje aqui no Centro POP, junto com o Lions Clube, nós vamos fazer um trabalho grande”, destacou o prefeito.
Mabel lembrou que a ação deste sábado no Centro Pop faz parte do projeto maior da atual gestão chamado Goiânia Mais Humana, de inserção das pessoas vulneráveis à sociedade, com trabalho conjunto entre Prefeitura e sociedade civil organizada. “Hoje, nós trabalhamos em equipe, todos juntos. Então, é esse cuidado que nós temos com as pessoas e que faz Goiânia ficar cada vez mais humana. Que é o nosso projeto social, que se chama ‘Goiânia Mais Humana’. Essa Goiânia mais humana busca exatamente isso - nós não queremos ficar livre das pessoas, queremos dar dignidade para elas”, mostrou.
A titular da Semasdh, Erizânia Freitas, destacou as atividades que a Prefeitura tem realizado e a agenda especial da próxima semana, quando será celebrado, no dia 19, o Dia Nacional de Luta das Pessoas em Situação de Rua. “Atender as pessoas em situação de rua com dignidade é uma das prioridades do prefeito Sandro Mabel. E nessa semana a gente tem potencializado as ações. No dia 19, na próxima semana, a gente tem uma campanha nacional de luta das pessoas em situação de rua. Então, hoje aqui no Centro Pop, o Lions Clube vem trazendo várias ações, inclusive vários atendimentos médicos, também encaminhamento para documentação. É uma rede que se une, terceiro setor participando conosco, tudo isso para que a gente possa dar dignidade para essas pessoas”, frisou.
O Centro Pop da Prefeitura de Goiânia garante diariamente serviços para a população em situação de rua, como atendimento psicossocial; alimentação com apoio da Igreja Tempo da Salvação; doação de kits para higiene pessoal: escova de dente, creme dental, sabonete, absorvente, shampoo e condicionador; doação de roupas; suporte para emissão de documentos; dentre outros serviços.
Nova jornada
Uma das pessoas que buscaram atendimento na manhã deste sábado, na 3ª. Edição da Ação Saúde Solidária, no Centro Pop, foi Luís André, que parabenizou os serviços ofertados para a população em situação de rua.
“O atendimento está sendo excelente porque na situação que a gente vive na rua, a gente é uma pessoa invisível perante à sociedade. Mas, graças a Deus, por meio do esforço do prefeito Mabel, junto com a coordenação, nós fomos enxergados. Nós estávamos com necessidade do exame de vista, porque é um valor muito alto. E também o odontológico, né? Aí nos avisaram que ia ter esse mutirão e eu fiquei muito feliz porque é o início de uma nova jornada”, comemorou.