Ludymila Siqueira
Goiânia - Faltando pouco mais de um ano para as eleições presidenciais de 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem intensificado seu discurso de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em vídeo publicado nas redes sociais, o chefe do Executivo goianos chamou o presidente de “populista, inconsequente e irresponsável”, ao se referir à política fiscal do país.
“Enquanto Lula for presidente, esqueça. Ele não vai dar prioridade nenhuma a ajuste fiscal. Populista, inconsequente e irresponsável, criando todo esse quadro fiscal para o País. Quem comanda o governo deve dar maior liberdade constitucional aos estados e apostar em parcerias e não criar um momento de irresponsabilidade fiscal”, disse.
Caiado fez referência ao tarifaço de 50% aos produtos exportados do Brasil imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos). A taxa entrou em vigor no início deste mês. Lula e Trump tem trocado provocações pela imprensa desde que o norte-americano impôs o tarifaço ao Brasil no mês passado.
Na quinta-feira (14/8), Trump disse que o Brasil tem sido um "parceiro comercial terrível" e que promove uma "execução política" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestes a ser julgado pela acusação de ter liderado uma tentativa de golpe após a eleição de 2022.
Leia mais
Refis 2024: Agência Goiana de Regulação negocia mais de R$ 29 milhões