Caroline Louise e Adriana Marinelli
Goiânia - O consultor em gestão educacional Sergio Kobayashi participará como palestrante do 1º Congresso Educa, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Crystal Plaza Hotel, em Goiânia. O evento é voltado para gestores da educação e discutirá soluções para os desafios enfrentados pelas redes de ensino. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site.
Kobayashi destaca a necessidade de maior investimento na área educacional e criticou a postura de alguns gestores.
“Vão continuar assim achando que não se precisa de mais dinheiro para melhorar os índices educacionais dos municípios ou do seu município?”, quesntiona ao mencionar a perda de complementação federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Cerca de 30% dos municípios goianos correm o risco de perder a complementação citada em 2026, caso não regularizem, até 31 de agosto de 2025, o envio de dados fiscais e educacionais de 2024. A falha impede o cálculo do investimento por aluno e desabilita o município para receber a parcela da União. A situação de Goiás preocupa, pois é superior à média nacional. Em todo o Brasil, 926 municípios estão hoje inabilitados ao Valor Anual Total por Aluno (VAAR), o equivalente a 16,6%.
Idealizado pelo professor Manoel Barbosa, o congresso também trará debates sobre o novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e as complementações da União, educação especial e étnico-racial, além da responsabilidade de gestores públicos. A proposta é reunir especialistas e profissionais para troca de experiências e capacitação.
Serviço:
Goiânia recebe 1º Congresso Educa
Dia: 24 e 25 de setembro de 2025
Local: Crystal Plaza Hotel, localizado na Av. 85, nº 30 – Setor Sul, Goiânia
Leia mais:
Gestão educacional será tema de palestra de Gilson Araújo em Goiânia