Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Ex-deputado é presidente do TCE-GO | 20.08.25 - 12:10
Helder Valin recebe a medalha das mãos de Bruno Peixoto (Foto: Carlos Costa/Alego)A Redação
Goiânia – O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), concedeu na manhã desta quarta-feira (20/8) a Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), conselheiro Helder Valin.
A solenidade foi realizada na sala da presidência no Palácio Maguito Vilela, sede do parlamento goiano, com a presença de familiares do homenageado, sua esposa Maria José e sua filha Graziela, além dos deputados estaduais Coronel Adailton (Solidariedade), Cairo Salim (PSD), Clécio Alves (Republicanos) e Virmondes Cruvinel (UB), bem como diretores e secretários da Alego.
A Medalha Pedro Ludovico Teixeira é a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Ao entregar a condecoração, Bruno Peixoto ressaltou a relevância da trajetória política e administrativa de Helder Valin.
“Helder tem uma belíssima história de dedicação ao povo goiano. Foi vereador na capital, deputado estadual, presidiu esta Casa de Leis, apresentou projetos que se tornaram referências para o bem-estar da população e, hoje, como presidente do Tribunal de Contas coloca sua experiência a serviço do desenvolvimento de Goiás, otimizando recursos e gerando riqueza para o Estado”, afirmou o chefe do Legislativo.
Emoção e agradecimento
Helder Valin afirmou que a Medalha Pedro Ludovico Teixeira representa a maior homenagem já recebida em sua carreira. “Sinto-me muito honrado. Tenho uma gratidão enorme pelos 16 anos que vivi nesta Casa, período em que construí amizades e parcerias que permanecem vivas mesmo após 11 anos do fim do meu último mandato. Essa homenagem tem um valor especial porque reconhece a minha história com o parlamento goiano”, destacou.
Natural de Goiânia e filiado ao PSDB desde 1999, Helder Valin iniciou sua militância política como diretor da Associação de Moradores do Parque Oeste Industrial. Em 1992, foi eleito vereador de Goiânia pelo PTR, sendo reeleito em 1996 pelo PSD.
Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, conquistando, em cada eleição, votações expressivamente maiores. Em 2010, foi o mais votado do Estado, com 49.120 votos. Presidiu a Alego em duas oportunidades (2009-2011 e 2013-2014) e exerceu papéis estratégicos, como a liderança do Governo na Casa.
Ao longo da carreira, comandou comissões importantes. Foi presidente do Diretório Metropolitano do Partido Progressista (1993-1994), além de ocupar a 1ª Secretaria da Câmara Municipal de Goiânia. Em outubro de 2013, chegou a assumir interinamente o Governo de Goiás durante viagem oficial do então governador Marconi Perillo e do vice José Eliton.
Em setembro de 2014, renunciou ao cargo de deputado estadual para assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, onde hoje exerce a presidência.