A Redação
Goiânia - Com investimento de R$ 579 mil do Tesouro Estadual, o Governo de Goiás executa a construção de seis passagens aéreas de fauna nas GOs 118 e 239, em São João d’Aliança e Alto Paraíso. As estruturas permitem a travessia segura de primatas e outros animais silvestres, além de reforçarem a segurança viária na região da Chapada dos Veadeiros.
Três passagens já estão prontas e em processo de instalação. As demais serão iniciadas na sequência. Segundo o gerente de Meio Ambiente da Goinfra, Fábio Miguel, as estruturas são soluções completas para minimizar o impacto da rodovia sobre a fauna existente. “Buscamos aprimorar corredores ecológicos naturais, deixando os ambientes mais seguros para primatas, marsupiais e outros animais arboríferos, bem como motoristas e demais usuários”, pontua.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, enfatiza que essas passagens de fauna representam muito mais do que uma obra de engenharia: simbolizam uma nova forma de pensar infraestrutura, que alia desenvolvimento, turismo e preservação ambiental. “Essa iniciativa inédita em Goiás é um marco para a Goinfra, e nosso compromisso é seguir ampliando essa política em outras regiões do Estado”, projeta. “Estamos garantindo mais segurança aos motoristas e protegendo a nossa fauna silvestre, tão característica e valiosa para o Cerrado”.
Também está em processo final de contratação os serviços de cerca direcionadora de fauna para passagens inferiores. A função da estrutura é conduzir os animais terrestres para atravessarem a rodovia utilizando passagens subterrâneas que já existem ao longo da GO-239 e da GO-119, na região da Chapada dos Veadeiros. “Estamos colocando em prática soluções que demonstram que infraestrutura, preservação e segurança viária podem e devem caminhar juntas”, ressalta o diretor de Segurança Viária da agência, Flávio Cavalcante.
Leia mais:
Caiado entrega obras de pavimentação no Norte goiano: "Padrão de excelência"