Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento será às 9h (Imagem: divulgação)Jales Naves Especial para A Redação
Goiânia – Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pós-doutorado na University of Calgary (Canadá) e na Sorbonne Université (França), o professor Wilson Alves de Paiva, da Universidade Federal de Goiás (UFG), estará na manhã desta sexta-feira, dia 22, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), na Rua 82, nº 455 – Setor Sul, em Goiânia, para dois momentos.
Às 9h, ele fará uma análise profunda e crítica das raízes e dos desafios da cultura brasileira; e, em seguida, lançará seu novo livro, "Ensaios Reunidos: Cultura, Política e Educação", que mergulha nas complexas e multifacetadas dimensões da cultura do Brasil, refletindo sobre suas origens, transformações e os desafios que moldam a identidade nacional.
Dos ensaios, o primeiro investiga a noção de saudade, uma palavra intraduzível que, com sua melancolia, se tornou um traço fundamental da cultura lusófona, refletindo os dilemas e as nostalgias do povo luso-brasileiro. No segundo ensaio, o autor explora o caráter singular da cultura e das terras brasileiras, que, por sua exuberância e diversidade, desafiam explicações simples. O terceiro ensaio volta-se para a obra educacional dos jesuítas, que ajudaram a forjar a estrutura social do Brasil e a base cultural que ainda hoje sustenta a nação.
O quarto ensaio traça o perfil de figuras filantrópicas como o Barão de Macaúbas, cujas ações transformaram a sociedade brasileira. O quinto ensaio faz uma crítica ao atual cenário político, contrapondo os estadistas virtuosos da história do país aos desmandos dos governantes contemporâneos. Por fim, o livro encerra com uma reflexão sobre o papel dos intelectuais na construção da educação e da cultura, destacando a importância de pensadores e educadores, tanto no Brasil quanto em Portugal, que ajudaram a moldar o futuro de suas respectivas sociedades.
Quem é
Mestre em Filosofia Ética e Política pela UFG, especialista em Educação pela Facinter e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Wilson Paiva é professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFG, e especialista em Rousseau, como foco na obra "Emílio ou da Educação". É membro da Rousseau Association, da Societé Jean-Jacques Rousseau, da Sociedade Portuguesa de Filosofia e da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES18), além de outras associações e grupos de pesquisa no Brasil e no exterior.
Foi editor da Revista “Vita et Sanitas” e da Revista EducAtiva (PUC Goiás). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Filosofia para crianças e adolescentes, Teorias educacionais, cultura e educação, educação brasileira, jesuítas, colonização, filosofia política, democracia, Rousseau, descentralização educacional, municipalização do ensino, políticas públicas, política e escola. Professor visitante na Facultad de Filosofia da Universidad Autónoma de Madrid (Espanha), na Werklund School of Education da University of Calgary e na Faculdade de Filosofia da Universidade da Universidade Paris-Sorbonne.