Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Só para pedestres

Centro de Goiânia pode ganhar calçadão que liga Avenida Anhanguera e Rua 4

Proposta é da vereadora Aava Santiago | 22.08.25 - 22:12 Centro de Goiânia pode ganhar calçadão que liga Avenida Anhanguera e Rua 4 Centro de Goiânia pode ganhar calçadão que liga Avenida Anhanguera e Rua 4. (Foto: Reprodução)
 
A Redação

Goiânia
- A vereadora Aava Santiago (PSDB) apresentou, na última quarta-feira (20/8), na Câmara Municipal, o projeto de lei que institui o Calçadão da Rua 8, no trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4, no Setor Central. A iniciativa prevê transformar a via em área prioritária para pedestres, promovendo cultura, mobilidade urbana sustentável, comércio e lazer.
 
De acordo com a proposta, o calçadão funcionará de forma integrada ao comércio local. Durante a semana, a via seguirá aberta ao trânsito de veículos. Já em sextas-feiras e sábados, a partir das 18h, além de domingos e feriados, o espaço será exclusivo para pedestres, ciclistas e atividades culturais.
 
“Essa proposta dialoga diretamente com o projeto Ocupa o Centro, que nós apresentamos e já foi instituído por meio da Lei 11.293. O objetivo é o mesmo: devolver a vida ao coração de Goiânia, criando oportunidades para manifestações artísticas, culturais e esportivas, além de valorizar os bares e os espaços que já recebem diversas ações culturais ao longo do ano. O Calçadão da Rua 8 é mais uma iniciativa dentro de um bloco de ações e propostas legislativas que têm como foco ampliar o direito à cidade e colocar o Centro de Goiânia na rota das prioridades econômicas e culturais”, destacou Aava Santiago.
 
O texto autoriza a Prefeitura a investir na requalificação do espaço, com mobiliário urbano, iluminação, paisagismo e acessibilidade. Também será possível firmar parcerias com a iniciativa privada para promover eventos culturais, gastronômicos e turísticos.
 
“Queremos um Centro vivo, com oportunidades para artistas, feirantes, comerciantes e trabalhadores. O calçadão vai fortalecer a economia, valorizar nosso patrimônio cultural e atrair novamente as pessoas para a região. Assim como ocorreu no Rio, com o Porto Maravilha, queremos colocar Goiânia na mesma prateleira dos grandes centros que conseguiram revitalizar seus espaços urbanos e devolver vitalidade às áreas históricas”, ressaltou a parlamentar.
 
A inspiração para o projeto vem de experiências já adotadas em outras capitais, como Campo Grande e Rio de Janeiro, onde os calçadões resultaram em fortalecimento econômico, aumento da circulação de pessoas e sensação de segurança. “Não se trata apenas de fechar uma rua, mas de abrir o Centro para convivência, lazer e prosperidade. É um passo importante para transformar a região em espaço atrativo e acolhedor, sem prejudicar a rotina do comércio”, completou Aava Santiago.
 
O projeto agora segue para tramitação na Casa, onde será analisado pelas comissões e pelo Plenário antes de ir à sanção do prefeito.

Leia mais:
Goiânia recebe exposição com arte, cultura e sustentabilidade

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351