Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Na Assembleia de Goiás

Cármen Lúcia recebe Título de Cidadania Goiana: 'Sementes plantadas aqui'

Sessão solene ocorreu nesta sexta (22) | 22.08.25 - 23:04 Cármen Lúcia recebe Título de Cidadania Goiana: 'Sementes plantadas aqui' Ministra Cármen Lúcia recebe Título de Cidadania Goiana. (Foto: Divulgação Alego)

A Redação

Goiânia
- A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu, na manhã desta sexta-feira (22/8), o Título de Cidadania Goiana. A honraria foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB). Também participaram da solenidade o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, e o organizador do evento, o subprocurador-geral da Alego, Iure de Castro.
 
Ao abrir a sessão solene, Peixoto, autor do projeto que concedeu a cidadania goiana à ministra, assinado também pelos deputados Clécio Alves (Republicanos), Talles Barreto (UB) e Bia de Lima (PT), ressaltou seu “orgulho” em prestar a homenagem.
 
“Quando divulgamos a presença da ministra Cármen Lúcia e da ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, as inscrições se esgotaram em menos de 20 minutos [a ministra foi homenageada durante o 1° Congresso de Direito Constitucional]. O currículo da ministra, por si só, justifica essa honraria. O carinho que nós, goianos, temos por vossa excelência é imenso. Já entendemos que a senhora é, de fato, goiana, pois aqui vive sua irmã, em Goianésia. Hoje apenas consolidamos esse reconhecimento”, disse o presidente à homenageada.
 
Depois da entrega do título, a ministra assumiu a palavra, destacando que  destacou que a homenagem se estende não apenas a ela, mas a toda sua família. “Tenho uma irmã casada com um goiano e quatro sobrinhos goianos. Nossa família tem, portanto, não apenas carinho por Goiás, mas também sementes plantadas aqui", frisou. 
 
Ela aproveitou, ainda, para parafrasear a poetisa Cora Coralina, “imensa brasileira e goiana”, ao citar: “De nada adianta tudo o que fizermos na vida se não conseguirmos tocar com o coração aquilo que vivemos.” Segundo ela, é “com o coração” que agradece a Goiás por lhe conceder a oportunidade de se sentir parte do Estado.
 
A ministra ainda ressaltou a generosidade de Goiás ao ceder parte de seu território para a instalação da capital federal, o que, segundo ela, revela a “grandeza de um povo” que permitiu a centralização política do Brasil “naquele que é, naturalmente, seu centro geográfico”. “Havia os que resistiam à mudança da capital do Rio de Janeiro, pois ali se representava o poder. Outros achavam que seria preciso tirar uma parte de Goiás para evitar que Brasília ficasse sob a influência do Estado. E Goiás aceitou com a grandeza que lhe é própria. A presença de Goiás está em nossas vidas. Levarei comigo esse compromisso e honrarei a história de ética e de luta deste Estado, não apenas em favor de uma parcela, mas de todo o povo brasileiro.” 
 
Antes de devolver a palavra, a ministra parafraseou também o poeta brasileiro Guimarães Rosa: ‘Sorte é isso. Merecer e ter’. E emendou: “Que sorte a do Brasil merecer e ter a grandeza de Goiás e seu povo. Tenham certeza que vou honrar a todos”. 
 
Por fim, o prefeito da capital, Sandro Mabel, destacou que Goiás está honrado em vê-la como cidadã goiana. “Temos aqui operadores do Direito de todo o Estado para acompanhar a entrega desse título”. Segundo ele, em breve Cármen Lúcia também se tornará cidadã goianiense. “É uma honra ter uma ministra correta, com postura espetacular como conterrânea. Seja muito bem-vinda”, finalizou. 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351