Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Homenagem

Câmara de Goiânia faz sessão no IHGG para entrega da Comenda Antônio Almeida

Veja como foi a solenidade | 26.08.25 - 00:04 Câmara de Goiânia faz sessão no IHGG para entrega da Comenda Antônio Almeida Homenageados com a Comenda 2025. (Foto: Nelson Santos / IHGG)

Jales Naves
Especial para AR 
 
Goiânia - A Câmara Municipal de Goiânia realizou sessão especial no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, na manhã desta segunda-feira (25/8), para a outorga da Comenda Literária Antônio Almeida a indicados por 11 instituições culturais goianas. A solenidade foi presidida pelo vereador Anselmo Pereira, autor da lei criando essa distinção, que discorreu sobre o trabalho de Antônio Almeida; Sandra Maria de Pina e Mauri de Castro declamaram poesias; e o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Leite Guedes, falou em nome das pessoas que receberam a Comenda. Foi cantado os parabéns pelo aniversário de Anselmo, que completou 70 anos na última quinta-feira (21/8).
 
Participaram da mesa diretora: os presidentes do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça; da Academia Goiana de Letras (AGL), Aidenor Aires; da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), Andréa Luísa Teixeira; da Academia Goianiense de Letras (AGnL), Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro; da AGI, Valterli Guedes; da Academia Goiana de Letras, Ciência e Cultura dos Militares de Goiás Coronel Mauro Borges Teixeira (AGL-MB), coronel da Polícia Militar José Lemos da Silva Filho; da Editora Kelps, Leandro Almeida; da Liga Cultural Gibran Kalil Gibran (LCGKG), Sassine Ibrahim Chehoud; e do Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde (Ibraceds), Raymundo Barros; o professor Jonathas Silva e os escritores Ricardo de Assis e Rosy Cardoso.
 
Comenda e homenageados
A Comenda foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 38, de 08 de dezembro de 2020, com o objetivo de homenagear, a cada ano, destaques literários escolhidos entre os mais votados, inicialmente, pela AGL, AGnL, AFLAG e Seção de Goiás da União Brasileira de Escritores (UBE). Posteriormente, a escolha envolveu outras instituições, como o IHGG, a AGI, o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (Icebe), a AGL-MB, o Ibraceds, a LCGKG e a Editora Kelps.
 

Mesa diretora dos trabalhos (Foto: Nelson Santos / IHGG)
 
Receberam a Comenda Literária Antônio Almeida 2025 neste dia 25: Arthur Rezende, pela AGI; coronel Divino Alves de Oliveira, pela AGLMB; Edival Lourenço, pela AGL; Hélverton Neves (Baiano), pela UBE-GO; Itamir Campos, pelo Icebe; Leandro Almeida, pela AGnL; Nilton Pinto, pela Kelps; Osmar Martins Barros, pelo Ibraceds; Sadala Jorge Jarmach, pela LCGKG; Sandra Pina, pela AFLAG; e Valterli Leite Guedes, pelo IHGG.
 
Mecenas
Em seu pronunciamento, Anselmo destacou que a Comenda homenageia o empresário Antônio de Sousa Almeida, fundador da Gráfica e Editora Kelps em 1983 e que se notabilizou pela ousadia, dinamismo, criatividade, responsabilidade social e intransigente apoio à cultura genuinamente goiana. “Isso lhe valeu o título, que tanto o orgulhava, de ‘Mecenas da cultura goiana’”, afirmou. Graças ao trabalho que a editora emprestou aos intelectuais goianos levou sua empresa a ser reconhecida como “a casa administrada por um tecelão da poesia”.
 
Antônio da Kelps, como era conhecido, nasceu em Rio Verde, GO, em 16 de janeiro de 1951, filho de João Balduíno de Almeida e Joana Rosa Barros; foi casado com Uilma Rodrigues Almeida e era pai de Leandro Rodrigues Almeida e Dennia de Sousa Almeida. Faleceu no dia 21 de agosto de 2020, aos 70 anos, por complicações da Covid-19, enquanto passava pelo tratamento de câncer na coluna.
 
Era vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, diretor administrativo da Associação Brasileira da Indústria Gráfica e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Goiás.

Sua participação ativa na vida literária e cultural de Goiânia e de Goiás, como um dos pioneiros da indústria do livro no Estado, conforme o parlamentar, justificou aquele reconhecimento. Participou de bienais e feiras literárias pelo Brasil para divulgar a literatura produzida em Goiás.
 
Desde a criação da Kelps, ele nunca mais parou de surpreender com seu trabalho incansável em prol da literatura goiana: em 1995 criou e lançou o Projeto “Literatura do Futuro”, concurso literário para estudantes goianos; em 1996 organizou e realizou o 1º Festival do Livro de Goiás; e em 1997, lançou a primeira edição do “Concurso Kelps de Poesia Falada”.
 
Pela sua atuação foi convidado a integrar Academias de Letras e Artes em Goiás e a Academia Carioca de Letras, fundada em 1926; e recebeu mais de 80 homenagens de órgãos e entidades, ligados a cultura, como a Comenda do Mérito Anhanguera, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em 2010, a Ordem do Mérito Mauro Borges Teixeira, em 2011, a Comenda da Polícia Civil e homenagem da Associação de Imprensa.
 
Em 1999 foi homenageado com o título de Mérito Sócio Cultural pela União Brasileira de Escritores, no Rio de Janeiro. “São numerosas as homenagens e títulos recebidos por Antônio Almeida ao longo de sua vida, dedicada à cultura goiana”, disse, para completar: “Um homem idealista, que não mediu esforços para contribuir com o desenvolvimento social, cultural e intelectual de nosso povo”.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351