A Redação
Goiânia - A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou, nesta terça-feira (26/8), a renovação do paisagismo em diversas áreas públicas da capital. A ação contempla a manutenção de canteiros no Paço Municipal e o plantio de ornamentais em locais em 36 espaços públicos, como as praças Léo Lince, no Setor Oeste, e Triângulo, no Alto da Glória.
No Paço Municipal, localizado no Setor Park Lozandes, a área dos canteiros com 1.602 m2 será completamente renovada. Os servidores da Comurg fazem o plantio de espécies ornamentais como hemigrafis, lírios, periquito roxo, mini-neve, gerânios, impatiens, acalifas, angelônias, margaridinhas-amarelas e assistácias. Além disso, serão realizados serviços de poda ornamental, capina, despraguejamento e irrigação.
Além do verde, as sete fontes de água do Paço Municipal, que estavam inativas, passam por impermeabilização, restauração das bombas e repintura, para retornarem ao funcionamento. O presidente da Companhia, Cleber Aparecido Santos, destacou que este projeto de paisagismo no Paço Municipal servirá como modelo para futuras intervenções da Comurg em outras áreas da cidade. "Queremos transformar os espaços urbanos em áreas mais verdes, sustentáveis e agradáveis para a população".
A programação de serviços do dia envolve equipes em diferentes frentes. Profissionais realizam a poda ornamental, catação de resíduos, despraguejamento e rastelação em praças como a Tamandaré e Léo Lins, ambas no Setor Oeste, Praça 26, no Centro, Praça Paulo Pacheco, no Residencial Paulo Pacheco, e Praça Nair Pacheco, na Rua C-130, no Jardim América.
No Setor Campinas, a Praça Joaquim Lúcio também recebe manutenção e limpeza, enquanto a Praça da Matriz passa por serviços de capina. Os espaços também tiveram o plantio ornamental. A Praça Universitária também está na programação, com equipes dedicadas à limpeza e manutenção.
Manutenção e poda com costal são realizadas na Praça das Artes, no Jardim Goiás, Praça do Ipê, no Setor Bueno, Praça da Rua, na Vila Redenção e Praça Irene Machado, no Setor Nova Suíça. Ocorre plantio ornamental e rastelação na Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra, e nas praças T-25 e T-23 (ambas no Setor Bueno)