Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Cooperação técnica

Goiânia pode se transformar em cidade-irmã de Hamamatsu, no Japão

Mabel recebeu embaixador do País nipónico | 29.08.25 - 20:22 Goiânia pode se transformar em cidade-irmã de Hamamatsu, no Japão Goiânia pode se transformar em cidade-irmã de Hamamatsu, no Japão. (Foto: Alex Malheiros)
 
A Redação

Goiânia -
O prefeito Sandro Mabel recebeu, nesta sexta-feira (29/8), o embaixador do Japão no Brasil e representante da comunidade nipônica, Teiji Hayashi, em reunião que fortalece as relações internacionais da capital. Durante o encontro, o prefeito apresentou a carta oficial enviada ao prefeito de Hamamatsu, Yusuke Nakano, manifestando o interesse de Goiânia em firmar uma parceria de cidades-irmãs com o município japonês, localizado na província de Shizuoka.
 
A proposta apresentada contempla cooperação nas áreas de esporte, cultura, economia, tecnologia e educação, reforçando a importância da troca de conhecimentos, incentivo à inovação e desenvolvimento de projetos conjuntos. Hamamatsu, no Japão, abriga uma expressiva comunidade brasileira, sendo uma das maiores populações estrangeiras, com mais de 15 mil habitantes, o que reforça o vínculo histórico e afetivo que pode ser ampliado entre as duas cidades.
 
Em sua fala, o prefeito destacou o caráter estratégico da iniciativa. “Goiânia é uma cidade jovem, planejada e reconhecida internacionalmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a qualidade de vida. Temos uma economia diversificada, uma população criativa e uma vida cultural vibrante. Estabelecer uma relação de cidade-irmã com Hamamatsu significa abrir novas portas para intercâmbios, investimentos e para o fortalecimento dos laços de amizade entre nossos povos. Essa parceria será um legado de cooperação duradoura que beneficiará as futuras gerações”, afirmou.
 
Além de apresentar a vocação de Goiânia para a inovação e para os grandes eventos, como a confirmação do MotoGP a partir de 2026, o prefeito ressaltou que a capital está pronta para avançar nos trâmites diplomáticos necessários à consolidação dessa parceria internacional. O encontro contou ainda com a participação da vice-prefeita Coronel Cláudia Lira, do secretário municipal de Cultura (Secult), Uugton Batista, da secretária Nárcia Kelly, presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), e de Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, do gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás.
 
A visita do embaixador se conecta a uma trajetória de aproximação já existente entre Goiás e o Japão. Em 2020, a Associação Nipo-Brasileira de Goiás, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Goiânia, encaminhou convite oficial ao Imperador Naruhito para visitar a capital. Na época, a iniciativa reforçou a relevância da comunidade nipo-brasileira local e consolidou os laços de amizade entre os povos. Agora, com a proposta de afiliação a Hamamatsu, o prefeito Sandro Mabel dá continuidade a esse histórico de relações, mas em um novo patamar, fortalecendo a cooperação institucional.

Leia mais
Goiás e Japão avançam em cooperação para exploração de terras raras
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351