A Redação
Goiânia - O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, se reuniram para discutir detalhes da aquisição de um radar meteorológico para a capital, nesta segunda-feira (1/9). O aparelho monitora eventos atmosféricos por meio de ondas magnéticas e consegue detectar a precipitação, em tempo real, calcular o deslocamento e estimar o tipo de fenômeno natural.
Segundo o prefeito, com as informações obtidas por meio do aparelho, é possível fazer avisos à população para que redobre atenção com os eventos atmosféricos, como temporais e vendavais. O disparo em massa desses alertas pode contribuir para que pessoas que vivem em áreas de risco procurem um lugar seguro, por exemplo. Além disso, auxilia na tomada de decisões por parte do Executivo para garantir segurança aos goianienses.
“O Estado está com essa disponibilidade, compraram muitos pluviômetros que nós espalhamos na região, e é por isso que nós temos um tempo de resposta rápida para os nossos órgãos poderem agir. Por isso, nós não tivemos, e graças a Deus, nenhuma morte, nenhum incidente nas últimas chuvas e estamos nos preparando para a próxima. Então, essa sua atitude, essa disposição de acompanhar para a compra desse radar meteorológico é uma inovação sem tamanho”, destacou o prefeito ao vice-governador.
Daniel Vilela destacou a importância da tecnologia como auxílio na tomada de decisões que se revertem em respostas rápidas à população. “A gente precisa avançar. Há tecnologia disponível através dos radares para a gente ter uma previsão ainda maior, em tempo maior, para que a Prefeitura possa tomar as medidas necessárias emergenciais e garantir as melhores condições à população nesse período crítico de chuvas que a gente sempre atravessa. A nossa Secretaria de Meio Ambiente, junto com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, já estarão agora estartando um processo de aquisição desse radar para que a gente possa ter aqui na região metropolitana de Goiânia, de forma refinada, todos esses dados”, pontua.
O secretário de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, reforçou o interesse da prefeitura em se tornar cada vez mais digital para ser mais eficiente ao goianiense. “É importante a parceria entre Estado e município pensando no bem-estar do cidadão. Tanto o nosso vice- governador, Daniel Vilela, quanto o nosso prefeito estão trabalhando a quatro mãos para que o goianiense e o goiano tenham melhores condições de vida e a capital e o estado se tornem mais resilientes a esse tipo de problemas”, pontua.
Além da aquisição do radar meteorológico, a reunião tratou ainda sobre a estruturação do Distrito de Inovação, que será instalado em Goiânia. Participaram da reunião o secretário de Assuntos Estratégicos, Ariel Viveiros, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, membros da Defesa Civil e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).