Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

JUSTIÇA

Acompanhe ao vivo o julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus no STF

Defesas dos acusados vão se manifestar | 02.09.25 - 14:10  Acompanhe ao vivo o julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus no STF Julgamento de Bolsonaro (Foto: Gustavo Moreno/STF)
A Redação

São Paulo
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta terça-feira (2/9), o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra oito réus acusados de integrar o “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado.

A sessão foi aberta pelo presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, o relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, fez a leitura do relatório, com resumo do caso com a identificação dos réus, a descrição dos fatos, o histórico processual, as alegações da acusação e das defesas, além dos crimes imputados.

Na sequência, o
procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação, fez sua manifestação, na qual defendeu a condenação de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe.

Na proxima etapa, os advogados das defesas apresentarão suas sustentações orais, cada um dispondo de uma hora. Como o réu Mauro Cid firmou acordo de colaboração premiada, sua defesa fará a sustentação primeiro, seguida das demais, em ordem alfabética.

 



Sustentações orais

Após o relatório, terá início a fase de sustentações orais.

Foram reservadas oito sessões para análise do caso, nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Nesta primeira etapa, a expectativa é de que falem o procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação, e as defesas dos réus. Os votos dos ministros devem começar a ser proferidos nas próximas sessões.

Quem são os réus?
Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto - ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro na chapa de 2022;
Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

O grupo responde pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso de Alexandre Ramagem, a parte da denúncia relacionada a fatos ocorridos após sua diplomação como deputado federal, em dezembro de 2022, está suspensa até o término do mandato.

As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão. A decisão final caberá aos cinco ministros da Primeira Turma: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

Leia mais:
Julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus começa nesta terça (2/9)

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351