Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a região de Pirenópolis. O fogo teria começado ainda no fim de semana. A ocorrência já provocou a interdição da Cachoeira dos Dragões e ameaça outras áreas de interesse ambiental e turístico da cidade.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) está empenhado no combate às chamas que começaram na noite de sábado (30/8) nas proximidades da Cidade de Pedra. Segundo a corporação, 4.300 hectares de vegetação nativa já foram atingidos.
Atuam na ocorrência guarnições do 17º Batalhão Bombeiro Militar (17º BBM), sediado em Pirenópolis, com o apoio de equipes de Anápolis e da Força-Tarefa Especializada em Incêndios Florestais do CBMGO. Também estão sendo empregadas estratégias de combate direto e indireto, além de apoio aéreo para mapeamento da área e transporte de efetivo.
Estão sob monitoramento as cachoeiras das Araras, Veredas, São Jorge, Paraíso e Rosário, além da já interditada Cachoeira dos Dragões. Equipes dos bombeiros farão avaliações técnicas ao longo do dia para verificar a necessidade de novas interdições preventivas, visando preservar a segurança de moradores, turistas e brigadistas.
Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que o incêndio não afeta o Parque Estadual dos Pireneus (PEP), unidade de conservação administrada pela pasta. Ainda assim, os quatro bombeiros alocados no PEP foram cedidos para ajudar no combate ao fogo.