A Redação
Goiânia - O Instituto Biapó e o Serviço Social do Comércio de Goiás (Sesc-Goiás) promovem a edição de setembro dos Diálogos Musicais, no próximo dia 6 de setembro, sábado de lua cheia, na cidade de Goiás.
A programação começa às 17h, na Associação Mulheres Coralinas, e às 21h30, no Instituto Biapó, com o concerto do Duo Cardoso-Teixeira, que, após turnê de sucesso pelo Brasil, México e pela Europa, apresenta um repertório de músicas brasileiríssimas com ritmo de baião, frevo, o maracatu do maestro Duda, o choro de Gilson Santos e o romantismo de Éric Ewazen, cuidadosamente selecionadas pela curadora e pianista Andréa Luísa Teixeira.
O evento tem apoio do Museu Casa de Cora Coralina, Rádio Nova Fogaréu, Restaurante Flor de Ipê e Associação Mulheres Coralinas,
Conheça o Duo
O Duo Cardoso-Teixeira foi formado há 12 anos e tem se apresentado em várias cidades do Brasil, México e da Europa, com sucesso de crítica e público. Tonico Cardoso é professor titular de trompete da Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi, durante 20 anos, trompetista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Na Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a direção do Prof. Nailson Simões, obteve os títulos de mestre e doutor em Música (práticas performativas).
Como intérprete, apresentou concertos para trompete de Haydn, Neruda, Arutiunian, Handel, Bach, Copland, Ketting, Duda, Harry James e Curnow, sob a regência dos maestros Cláudio Antunes, Helder Trefzger, Leonardo David, Modesto Duo realiza duas apresentações, às 17h e às 21h30, neste sábado, em Goiás
Flávio, Marcos Arakaki, Isaac Karabtchevsky e Jarbas Cavendish. Já realizou recitais em várias cidades da América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa, além de ser um dos professores mais convidados para congressos e masterclasses por todo o Brasil. Membro fundador do Brazilian Trumpet Ensemble e coordenador do grupo Trompetes do Cerrado, apresentou nas conferências anuais do International Trumpet Guild, em 2014, 2015, 2018 e 2019, nos Estados Unidos.
Andréa Luísa Teixeira é pianista e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG desde 1993. Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ), venceu mais 18 concursos nacionais e internacionais de piano, incluindo o 1º lugar e melhor intérprete de Villa-Lobos (SP) e 3º lugar no Concurso Maryse Cheillan, categoria Profissional, na França.
Dentre vários teatros onde se apresentou, estão: Carnegie Hall (Nova Iorque, EUA), Venetian Theater (Macau - China), Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa - Portugal), Teatro Nacional das Artes (Cidade do México - México). É autora do livro A densidade do próprio na Folia de Reis: uma investigação sobre o tempo, o mito, a memória e o sentido (2009) e Missa Conga: o congado Moçambique Verde e Branco e a Orquestra Ouro Preto, em coautoria com o maestro Rodrigo
Toffolo (2022). Em 2021, recebeu o prêmio internacional Gala da Lusofonia da área da Música em Portugal e se tornou embaixadora das Causas Sociais e Culturais pela Associação Mais Lusofonia, com sede no país europeu.
Serenata
Dando sequência à programação cultural em noite de lua cheia, inicia-se, às 23h, a concentração no Largo do Rosário para o tradicional Um luar, um violão, uma serenata, que recebe curadoria de Marlene Vellasco. Realizado pelo Museu Casa de Cora Coralina, o passeio musical pelas ruas históricas é feito ao som de um repertório de canções clássicas do cancioneiro popular.
Serviço:
Evento: Diálogos Musicais – Duo Cardoso-Teixeira
Data: 6 de setembro de 2025
Horários: 17h (Mulheres Coralinas) e 21h30 (Instituto Biapó)
Local: Associação Mulheres Coralinas (Rua Benedita Lemes Assis, qd. 35, lt.5, sede das Mulheres Coralinas, Rio Vermelho) e Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – cidade de Goiás), respectivamente.
Realização: Instituto Biapó e Sesc Goiás
Apoio: Associação Mulheres Coralinas, Museu Casa de Cora, Rádio Nova Fogaréu FM e Restaurante Flor de Ipê
Evento: 9ª Serenata de 2025
Data: 6 de setembro de 2025
Horário: 23h
Local: Concentração no Largo do Rosário
Realização: Museu Casa de Cora Coralina