Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
José Frederico, titular da Secti (Foto: André Bianchi e Leo Iran)A Redação
Goiânia – O Governo de Goiás realizou, nesta terça-feira (2/9), a cerimônia de premiação do 2º Prêmio de Inovação do Setor Público de Goiás, no CineX, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O prêmio, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com as secretarias da Administração (Sead) e Geral de Governo (SGG), destacou as melhores práticas de inovação que estão promovendo a transformação digital no serviço público.
Ao todo, 147 soluções se inscreveram no prêmio, sendo: 23 na categoria Inovação Municipal, 98 na categoria Inovação Estadual e 26 na categoria Inovação em outras Instituições Públicas. As soluções vencedoras foram avaliadas por uma comissão formada por especialistas de renome nacional, sem vínculo com as instituições concorrentes. O prêmio também contou com a participação da população, que pôde votar em suas soluções favoritas pelo perfil da Secti no Instagram.
Na categoria Inovação Municipal, o primeiro lugar foi conquistado pela iniciativa de Reestruturação do Transporte Público Urbano da Prefeitura de Rio Verde, seguido do Sistema de Gestão Pública para Ações de Bem-Estar Animal, de Senador Canedo; e do Monitoramento em Tempo Real das Unidades Escolares, de Mineiros.
Entre as iniciativas estaduais, o destaque foi o projeto Meu PEP - Prontuário Eletrônico do Paciente, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na sequência, foram premiados o NetEscola, da Secretaria de Educação (Seduc), e o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).
Já na categoria Inovação em outras Instituições Públicas, o primeiro lugar ficou com o Laboratório de Estudos e Inventivos em Tecnologia Assistiva (Lab EITA), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Ecossistema de Inteligência Artificial (IAGO), do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, recebeu a segunda colocação, enquanto o Destinação Articulada de Acordos (Destina), do Ministério Público de Goiás, ficou em terceiro.
Inovação
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, enfatizou a mudança cultural promovida pelo prêmio. “Esse prêmio mostra que os servidores públicos fazem inovação. Em Goiás, inovamos para mudar a vida das pessoas lá na ponta, transformando nosso estado”, disse.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou a inovação aberta como caminho para o futuro. “Quando se fala de serviço público, estamos atendendo um público que está ali esperando que a vida dele seja facilitada por nós, que entreguemos serviços com cada vez mais qualidade. E é por meio desse tipo de trabalho que conseguiremos ser mais eficientes e deixar o cidadão mais satisfeito com o poder público”, pontuou.