A Redação
Goiânia - Em passagem por Belo Horizonte, para agendas institucionais e palestra em um evento empresarial, o governador Ronaldo Caiado destacou, nesta terça-feira (2/9), a estabilidade fiscal, segurança pública, educação e emancipação social como pilares do desenvolvimento de Goiás. O líder goiano, acompanhado pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, detalhou a transformação empreendida em Goiás nos últimos anos. “Um Estado que estava quebrado, falido e bloqueado no Tesouro, hoje é um Estado em que eu discuto as melhores condições de qualquer outro Estado do país”, frisou.
Com a presença de lideranças políticas, empresários e sociedade civil, Caiado liderou palestra no evento Conexão Empresarial, promovido pela VB Comunicação, revista Viver Brasil, Blog do PCO e jornal O Tempo. Ele deu ênfase ao enfrentamento da criminalidade e a percepção de um ambiente favorável para a economia. “Avançamos no combate à criminalidade a níveis de excelência. Isso fez com que os empresários entendessem e vissem o Estado com equilíbrio fiscal”, afirmou. A fala menciona a queda contínua dos principais indicadores de criminalidade: homicídio doloso (62%), latrocínio (95%) e roubo a comércio (92%), na comparação entre 2018 e 2025.
Segurança pública
O governador defendeu a segurança pública como sustentáculo econômico e afirmou que o setor conferiu “tranquilidade para o empresário investir” em Goiás. “A segurança pública não pode ser vista apenas de forma verticalizada. Tem que ser vista de forma transversal”, argumentou. Ele falou ainda da política de contenção de gastos e otimização dos recursos públicos como alicerce para o desenvolvimento. “Hoje somos um estado com maior liquidez, com R$ 15 bilhões em caixa, que tem um fundo de estabilização econômica de R$ 4 bilhões em reserva, que cada vez mais dinamiza a eficiência empresarial”, acrescentou.
Social
Em paralelo, o chefe do Executivo goiano demonstrou que os avanços são tangíveis em outros níveis, como o social. “Goiás, hoje, tem o menor percentual de pessoas em extrema pobreza no país”, sublinhou ao citar o avanço no ranking brasileiro de emancipação de pessoas. “Isso é praticado e pode acontecer com facilidade, desde que você tenha uma política que seja mensurada. Se você tem uma política só para comprar votos, é uma coisa. Se você tem uma política de emancipação, ela acontece”, ponderou citando que o Estado detém ainda o maior percentual de jovens da extrema pobreza cursando faculdade.
Educação
O destaque da educação goiana foi repercutida pelo governador que mencionou a conquista da maior nota do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e segundo lugar nacional de crianças alfabetizadas na idade certa, com índice de 72,7%. “Invisto na educação para valer e sou aquele que acompanha a educação do dia a dia”, reforçou, indicando aporte para melhorar a qualidade da infraestrutura, alimentação, laboratórios, uniformes, kits de material escolar, entre outros investimentos.
“Avançando cada vez mais na qualidade da educação e colocando o estado no índice das melhores notas do Enem, nos concursos para as faculdades”, disse. Em sua participação, Caiado também abordou temas nacionais como a política fiscal da União, a Reforma Tributária, cenário político para eleições em 2026 e desdobramentos do tarifaço.
Leia mais
Caiado anuncia nomeação de 57 novos policiais técnico-científicos em Goiás