A Redação
Goiânia - A deputada federal Adriana Accorsi (PT-GO) voltou a apoiar, na tarde desta terça-feira (2/9), a inclusão das Guardas Civis Metropolitanas na segurança pública. A parlamentar goiana já havia defendido a ideia em muitas outras ocasiões. Desta vez, a criação da chamada Polícia Municipal foi tema de sua fala durante o seminário Papel da Polícia Municipal no Sistema de Segurança Pública Brasileiro, realizado pela Comissão de Legislação Participativa na Câmara Federal em Brasília.
Accorsi também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025, conhecida como PEC da Segurança Pública, que visa constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), ampliar as competências de órgãos como a Polícia Federal (PF) e fortalecer o papel da União no planejamento e coordenação da segurança pública no Brasil, além de integrar os diferentes níveis federativos e órgãos de segurança.
Integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e da Comissão Especial, que analisa a PEC da Segurança Pública (PEC 18-2025), ela contou que foi por um pedido pessoal seu, ao presidente Lula, que as guardas foram incluídas na proposta governamental, como força de segurança, com todas as prerrogativas.
"Quem é contra a Segurança Municipal, a Polícia Municipal, é porque não conhece o trabalho de vocês. E nós estamos aqui para informar", disse a deputada.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal e agora aguarda análise de mérito em uma Comissão Especial. "Juntos, nós podemos encaminhar essas PECs sobre os direitos e prerrogativas dos trabalhadores e trabalhadoras das guardas do Brasil", afirmou.
Histórico
Delegada de polícia há 25 anos, Accorsi foi delegada-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, quando estabeleceu parceria com as guardas do Estado, em especial de Goiânia, e, além de conhecer, passou a admirar e defender a importância da segurança pública municipal. Posteriormente, como primeira chefa da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia aproximou-se ainda mais da corporação, trabalhando no seu fortalecimento.
"Agora nós precisamos avançar aqui nessa casa para que ela [a PEC da Segurança Pública] seja aprovada e assim como as demais legislações", anunciou.
Adriana Accorsi também elogiou o trabalho das guardas municipais na proteção às mulheres vítimas de violência. "Em Goiânia, esse projeto chama-se Mulher Mais Segura, e fui eu que escrevi. Tenho muito orgulho de ver que as guardas estão protegendo vidas de mulheres, de crianças, todos os dias, em todo o Brasil", disse.