Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Agropecuária

Protagonismo feminino no agro é destaque em evento com mais de mil mulheres

Ação ocorre em Aparecida de Goiânia | 04.09.25 - 12:41 Protagonismo feminino no agro é destaque em evento com mais de mil mulheres Encontro ocupou o salão de eventos do Cel da OAB, em Aparecida de Goiânia (Foto: José Abrão/A Redação)
José Abrão
 
Goiânia - Promovido pelo Serviço de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás) em parceria com a Comissão Estadual de Produtoras Rurais da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), ocorre desde cedo nesta quinta (4/9) o III Mulheres em Campo, que desta vez reúne mais de mil mulheres ligadas e atuantes no agronegócio goiano. 
 
Com o tema “A mulher como agente de transformação da realidade do campo”, a edição deste ano destaca o papel estratégico das mulheres na profissionalização da atividade agropecuária e no fortalecimento do desenvolvimento sustentável do setor. O encontro ocorre no CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia e, além das falas, conta ainda com uma feira de produtoras rurais com a venda de diversos produtos orgânicos e artesanais.
 
Feira de produtos artesanais (Foto: José Abrão/A Redação)
 
A presidente da Faeg Mulher e organizadora do evento, Ângela Van Lieshout, destaca que hoje já são mais de 20 mil mulheres em Goiás à frente de empreendimentos rurais, cerca de 15% do total, um número que vem crescendo nacionalmente. "Construímos este encontro com muito carinho. Nosso papel é despertar as produtoras rurais para que elas sintam que estão em uma federação que atua por elas e que elas se sintam confortáveis em assumir os papéis dentro de suas famílias e de suas propriedades", afirma. "Com este evento, queremos que esse movimento se perpetue, e que mais mulheres se sintam acolhidas e que continuem atuantes no que desempenham. Hoje vamos fazer uma palestra sobre sucessão familiar, processo no qual a mulher tem papel fundamental para encarar com serenidade. Enfim, o lugar da mulher é onde ela quer estar. Isso é um clichê, mas devemos reforçar que toda mulher deve se sentir confiante", completa.

Ângela Van Lieshout (Foto: José Abrão/A Redação)
 
Uma das convidadas do evento é a deputada federal Marussa Boldrin (MDB), que é uma das vozes mais presentes do agro goiano no Congresso Nacional. "Preciso parabenizar a Faeg por este evento. Colocar mais de mil mulheres das diversas regiões do Estado de Goiás juntas mostra a força da mulher no campo. São mulheres que põem a mão na massa, que vem da agricultura familiar. É um momento de troca de experiências e é uma pauta na qual atuo no Congresso. Temos inclusive o projeto da aposentadoria especial da mulher do campo, aprovado na Câmara e que vai agora ao Senado. Tenho reunião marcada com o senador presidente Davi Alcolumbre e tenho fé em Deus que até o fim do ano teremos esse projeto aprovado", conta.

Marussa Boldrin (Foto: José Abrão/A Redação)
 
A programação tem como objetivo incentivar o debate sobre a atuação feminina no setor, a criação de comissões de produtoras nos Sindicatos Rurais de Goiás e o fortalecimento de redes de apoio e colaboração. Para tanto, palestras de destaque estão na programação com Kellen Severo, jornalista especializada em agronegócio, além de Vitória Lindemann e Aline Peixoto, do Grupo Safras & Cifras.
 
O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, destaca o crescimento da mulher no agro. "A mulher no campo tem trazido muito compromisso, realizações e entregas para o setor. A participação feminina em cursos e qualificações do Senar tem crescido a cada ano: mulheres operando máquinas, drones e outros equipamentos sofisticados. E posso afirmar que estes equipamentos são muito melhor zelados por elas do que por homens. As mulheres estão contribuindo para o agro goiano ser o que é, em que chegamos a um patamar de excelência", relata.
 
O superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, assegura que "temos sempre o intuito de fomentar cada vez mais a ocupação desse espaço de tomada de decisões pelas mulheres. Nosso papel é trazer palestras e ações que possam dar esse suporte importante. Quando esse evento começou, reunimos 200 mulheres, depois 600 e, agora, já são mais de mil".

Dirceu Borges, Cláudia Lira e José Mário Schreiner (Foto: José Abrão/A Redação)
 
O encontro também busca ampliar a visibilidade do trabalho realizado por mulheres no campo, proporcionando um espaço democrático para troca de experiências, estímulo à liderança feminina e difusão de conhecimento técnico e empreendedor.
 
A abertura do evento contou ainda com as presenças da vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia Lira, e da primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado. "Para nós é uma honra estar presente aqui. Fomentar o protagonismo da mulher no campo é extremamente importante. A prefeitura tem uma parceria importante com o Senar, com o desenvolvimento das nossas sete hortas comunitárias, que também incentiva a participação da mulher na agricultura familiar urbana", relata Lira.
 
Gracinha lembrou que ela mesma é uma mulher do campo: "essa é minha vida. Cresci no campo, vendo meu pai trabalhar de sol a sol. Poder estar aqui com tantas mulheres que trabalham no campo, para mim, é uma alegria enorme. Há 40 anos, quando eu tocava a fazenda, depois que meu pai havia falecido, quando haviam reuniões, só havia eu como mulher. Hoje, aqui em Goiás, temos mais de 20 mil mulheres tocando o seu negócio no campo", celebra.
 
Leia mais
Feira Goiás Genética destaca avanços da pecuária em Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351