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GO-178 e GO-180

Reembolso ao produtor goiano, diz presidente do Ifag sobre obras em rodovias

Pavimentações começam neste sábado (6) | 05.09.25 - 20:57 Reembolso ao produtor goiano, diz presidente do Ifag sobre obras em rodovias Reembolso ao produtor goiano, diz presidente do Ifag sobre obras em rodovias. (Foto: Divulgação)
 
A Redação

Goiânia
- O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag) e o Governo de Goiás promovem neste sábado (6/9), às 11h, a solenidade de lançamento das obras de pavimentação das rodovias GO-178 e GO-180. O evento acontece no entroncamento da BR-364 com a GO-178, na zona rural de Jataí, e contará com as presenças do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, do presidente da Faeg, José Mário Schreiner, e do presidente do Ifag, Armando Rollemberg.

Segundo Rollemberg, o asfalto simboliza o esforço do produtor rural goiano. "É do campo que vem a contribuição que abastece o Fundeinfra, mecanismo que financia as obras. É um verdadeiro reembolso ao produtor", disse. 
 
As obras simultâneas das GOs 178 e 180, conduzidas pelo Ifag a partir do Termo de Cooperação 001/2025, firmado com o Estado, inovam por combinar a agilidade da iniciativa privada com os rígidos controles públicos. As construtoras foram selecionadas em tempo recorde. Máquinas e operários já se reúnem nos canteiros de obras pouco mais de dois meses após a celebração da parceria – enquanto os processos tradicionais podem levar anos.
 
A GO-178 será pavimentada inicialmente em 38,8 quilômetros entre a BR-364 e a GO-306, com prazo de conclusão de 21 meses e investimento superior a R$ 116 milhões (um segundo trecho de 46,5 km será iniciado em 2026, após o período chuvoso). Na GO-180, com 32,88 quilômetros entre os entroncamentos da GO-467 e GO-306, os investimentos alcançam R$ 123 milhões, incluindo uma ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra, desafio técnico que eleva o prazo da obra para 31 meses.
 
Mais agilidade
Presidente da Faeg, Zé Mário explica que a parceria entre Ifag e o governo se deu em contraposição à morosidade dos processos que envolvem o setor público. “Para devolver o mais rápido possível ao produtor, na forma de pavimentação de rodovias, o recurso que ele recolheu ao Fundeinfra. E o resultado concreto está ai, materializado no lançamento dos canteiros dessas duas obras – e de várias outras que estão por vir muito em breve.”, afirma. 
 
Zé Mário destaca que a adesão do Sistema Faeg a esse novo modelo de contratação de obras, a despeito da novidade e seus riscos, atende à missão de contribuir com o desenvolvimento do Estado. “Qualquer cidadão que ocupe cargo eletivo, ou mesmo de representação, precisa ser movido pelo espírito público, pela evolução da nossa sociedade”, defende.
 
O presidente do Ifag, Armando Rollemberg, também ressalta a “ousadia” e a “coragem” do governador Ronaldo Caiado em propor um modelo de contratação “inovador, sustentado por sua credibilidade ilibada, construída em 40 anos de vida pública”. Segundo ele, essa confiança possibilitou dar agilidade às intervenções em infraestrutura, bem como consolidar a parceria firmada entre Ifag e governo.
 
“As máquinas estão lá em campo, trabalhando, menos de 70 dias após a assinatura do Termo de Cooperação. Pelos meios tradicionais, isso levaria no mínimo três anos. Não era possível continuar assim. Nosso governador e o vice-governador Daniel Vilela sabem que Goiás tem pressa. Agora teremos obras com qualidade, rapidez e preço justo. Esse modelo inédito será, sem dúvida, uma referência para o Brasil”, acredita Armando.
 
Outras obras
A partir do Termo de Cooperação firmado com o governo, o Ifag também será responsável pelas pavimentações das rodovias GO- 461, GO-206 e GO-220, na Região Sudoeste. A GO-461 está em fase de contratação e o início das obras devem começar em outubro. O anteprojeto prevê o asfaltamento de 52,35 quilômetros entre os entroncamentos da GO-194 e da GO-221, atendendo aos municípios de Doverlândia, Baliza, Caiapônia e Mineiros.
 
A GO-206, que aguarda a finalização do anteprojeto, vai receber 68,37 quilômetros de pavimento do entroncamento da GO-178 até a GO-184. Seu traçado impacta os municípios de Jataí, Aporé, Caçu, Serranópolis e Itarumã. 
 
A GO-220, também pendente do anteprojeto, receberá 45,20 quilômetros do entroncamento da GO-341 até Perolândia, beneficiando também os municípios de Caiapônia, Jataí e Mineiros. O Ifag pretende conduzir todo o processo de seleção da empresa que será responsável pela obra ainda neste ano para que as obras dessas duas rodovias tenham início em 2026, imediatamente após o período chuvoso.
 
O Ifag também foi convidado pelo Governo de Goiás para assumir a gestão das obras de outras cinco rodovias, que serão objeto de aditivo ao Termo de Cooperação. Trata-se das GO-435, no trecho entre a BR-414 e BR-251, nos municípios de Cocalzinho e Padre Bernardo; a GO-206, em Chapadão do Céu; a GO-439, em Pilar de Goiás; a GO-455, entre a BR-153 e o Trevinho de Colinaçu (Pau Terra); e a GO-341, em Perolândia. O aditivo prevê um acréscimo de R$ 400 milhões ao R$ 1,145 bilhão destinado às sete intervenções originais.

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