Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento recebe representantes de 15 de países | 09.09.25 - 17:28
Gado (Foto: Seapa)A Redação
Goiânia – A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) promove nesta quarta-feira (10/9) o Goiás World's Beef Excellence - 1st edition, voltado a representantes de países interessados em conhecer a excelência da genética bovina e qualidade da carne goiana. O evento integra o calendário do Goiás Genética 2025 e será realizado a partir das 10h, no Pavilhão 12 da Pecuária de Goiânia.
A abertura será conduzida pelo secretário Pedro Leonardo Rezende, que fará um panorama sobre a bovinocultura em Goiás, seguidas das falas do presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Luciano Bomfim, e da superintendente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Goiás, Vanessa Barbosa.
Pedro Leonardo considera que a ação reforça o papel estratégico do Goiás Genética como vitrine internacional da pecuária goiana. “Estamos recebendo delegações de vários países para mostrar não apenas a qualidade do nosso rebanho, mas também o investimento em ciência, inovação e agregação de valor à carne, ao leite e outros itens bovinos produzidos em Goiás. Essa é uma oportunidade de ampliarmos ainda mais nossas relações comerciais e diversificar os destinos de exportação do nosso produto”, destacou.
O Estado de Goiás é referencia em pecuária bovina e genética animal, ocupando o 3º lugar no ranking nacional de rebanho bovino no primeiro trimestre de 2025. O estado responde por 10,3% da produção nacional. Entre os principais itens de valorização, destaque para a competitividade econômica frente a outros players e qualidade da carne oferecida mundialmente.
Programação
Além das falas institucionais e análises de cenários da produção bovina no Estado de Goiás, a programação inclui degustação de queijos artesanais, que ficará a cargo da queijaria Tino Weber, e um tour técnico pelos pavilhões da feira, destacando diferentes raças de zebuínos – como Nelore Padrão, Nelore Pintado, Brahma, Tabapuã e Guzerá. Cada apresentação será conduzida por técnicos da ABCZ em parceria com produtores, evidenciando os avanços em melhoramento genético. Na sequência, a RR Agronegócio conduzirá palestra sobre qualidade de carne bovina e rendimento de carcaça, com degustação de carne.
A chefe de gabinete da Seapa, Paula Coelho, ressalta a importância da iniciativa. “O Goiás Genética é uma plataforma que projeta o que temos de melhor na pecuária goiana. Essa aproximação com o público internacional é fundamental para consolidar Goiás como referência em genética bovina de qualidade”, considera. Leia mais Indonésia amplia número de frigoríficos brasileiros habilitados para exportar carne bovina