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Goiânia é a 1ª capital do país a adotar metronização no transporte coletivo

Tecnologia reduziu 30% o tempo de deslocamento | 10.09.25 - 18:40 Goiânia é a 1ª capital do país a adotar metronização no transporte coletivo Goiânia é a 1ª capital do país a adotar metronização no transporte coletivo (foto: Alex Malheiros)

A Redação

Goiânia
- A capital goiana ganhou destaque nacional ao implantar a metronização no transporte coletivo, tecnologia que prioriza os ônibus nos semáforos e reduziu em 30% o tempo de deslocamento nos trechos já metronizados. A conquista foi repercutida nesta quarta-feira (10/9) pelo jornal O Estado de S. Paulo, que reconheceu Goiânia como pioneira no país nessa inovação de mobilidade urbana.
 
Como mostra a publicação, a medida já reduziu em 30% o tempo das viagens nos corredores do BRT, o que significa maior conforto e qualidade para os usuários. A tecnologia, inédita no Brasil, utiliza inteligência artificial, comunicação em tempo real e um sistema integrado de semáforos, que assegura o trânsito livre dos ônibus em 90% do percurso.
 
“Estamos transformando o transporte coletivo de Goiânia em um sistema com mais fluidez, conforto e eficiência. A velocidade dos ônibus aumentou em alguns trechos, e o passageiro já sente essa diferença no dia a dia”, destaca o prefeito Sandro Mabel. 
 
De acordo com o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Francisco Tarcisio Ribeiro de Abreu, entrevistado pelo jornal, o modelo aplicado transforma os corredores em um verdadeiro “metrô sobre rodas”. “O objetivo é aumentar a velocidade operacional dos ônibus, reduzir atrasos e tornar o transporte coletivo mais eficiente e atrativo para a população”, explicou.
 
Nos trechos onde o conceito já foi aplicado, veículos que antes paravam cinco ou seis vezes a cada dez cruzamentos completam percursos inteiros com, no máximo, uma parada, tornando o transporte mais ágil e previsível. Com a metronização, já implantada do Terminal Novo Mundo até a Praça da Bíblia e do Terminal Isidória até a Praça Cívica, a velocidade média dos ônibus saltou de 15 km/h para 22 km/h, com meta de chegar a 25 km/h.
 
O próximo trecho que receberá essa tecnologia será o de 6 km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, com previsão de começar a funcionar até o final do segundo semestre. A expectativa da gestão é implantar o sistema em 200 quilômetros de corredores em até quatro anos.
 
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