A Redação
Goiânia - A Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia oferece atualmente 7.059 vagas em escolas, Cmeis e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), neste ano já foram abertas 8 mil vagas por meio da Operação Zera Fila, reforçada por mutirões realizados em junho e agosto. Para ampliar o acesso, as matrículas também estão disponíveis online no site oficial da SME.
São 1.875 vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs e CEIs), 587 na Educação Infantil, 3.972 no Ensino Fundamental e 625 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Ensino Fundamental, são contemplados estudantes do 1º ao 9º ano; na Educação Infantil (CMEI e CEI), crianças a partir de seis meses até cinco anos e 11 meses; e, na EJA, pessoas com 15 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental.
O prefeito Sandro Mabel destaca que deve haver cooperação, entre pais e gestão pública, para preencher as vagas. “Nosso objetivo precisa ser colocar todas as crianças em sala de aula. Depois da organização ocorrida no primeiro semestre, começamos o segundo semestre colocando quase oito mil crianças em creches e, nessa semana, começamos entregar quase 800 ares-condicionados nas escolas e Cmeis. O esforço precisa ser coletivo”, afirma.
A Operação Zera Fila é uma estratégia de ampliação e ocupação das vagas disponíveis na rede. Somente em junho, no primeiro mutirão, foram ofertadas 6,2 mil vagas e 958 foram preenchidas. Já em agosto, o segundo mutirão ofertou 5,5 mil vagas e atendeu duas mil famílias, sendo 1,2 mil delas encaminhadas para matrícula conforme as vagas de interesse. A meta é reduzir a fila de espera e garantir que todas as crianças estejam inseridas no sistema educacional.
Além dos mutirões, a prefeitura mantém o sistema de matrícula online, acessível pelo site
ematricula.goiania.pontoid.com.br, que permite aos responsáveis realizar a inscrição a qualquer hora do dia, sem necessidade de sair de casa. No caso dos Cmeis/CEIs é feito um pré-cadastro e os responsáveis aguardam contato por ligação ou mensagem de WhatsApp. Para as escolas municipais, se houver vaga no site, o candidato é contemplado de forma direta.
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, reforçou que o compromisso da gestão é garantir alternativas para as famílias. “Estamos sempre buscando uma forma de apresentar aos pais, que ainda não foram atendidos em suas solicitações, alternativas de vagas em outras unidades educacionais, onde há vagas disponíveis. Talvez a vaga não esteja próximo à casa da família, mas pode estar no caminho para o trabalho dos pais ou em outra situação”, explicou.