A Redação
Goiânia - O governador Ronaldo Caiado usou as redes sociais para comentar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mais cedo, por 4 votos a 1, a Primeira Turma do órgão máximo do Poder Judiciário chegou ao resultado que diz respeito à tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes.
"Mais uma vez, lamento profundamente a condenação. Digo “mais uma vez” porque essa condenação já havia sido, de certa forma, antecipada: primeiro, quando lhe foi negado o direito de se defender publicamente; depois, quando até o seu direito de ir e vir foi restringido", escreveu Caiado, se referindo à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.
O chefe do Executivo estadual disse que entende que o julgamento deveria ter ocorrido no Pleno do Supremo, onde a totalidade da Corte poderia se manifestar e as diferentes interpretações sobre o caso seriam devidamente debatidas, mas não poupou críticas ao desfecho do processo.
Caiado aproveitou para reafirmar sua defesa da anistia a todos os condenados em razão dos acontecimentos de 8 de janeiro e garantiu que a posição tem caráter de pacificação nacional.
"A decisão do Supremo não encerra esse debate, tampouco a polarização extrema que divide o país. Fui o primeiro a me posicionar e reitero: se tiver a oportunidade de chegar à Presidência da República, assinarei a anistia assim que tomar posse. Somente dessa forma poderemos alcançar a paz necessária para construir um governo de conciliação, com foco no futuro, dedicado a enfrentar os problemas reais dos brasileiros e a promover o verdadeiro progresso para nossa gente."