A Redação
Goiânia - O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, em segunda e última votação, nesta quinta-feira (11/9), o projeto de lei nº 1558/23, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), que institui a Política Estadual de Emergências Climáticas. A proposta recebeu 22 votos favoráveis. O processo segue para análise e possível sanção pelo governador Ronaldo Caiado (UB).
A parlamentar destacou, em justificativa, que “a urgência dessas medidas é definida pelo último relatório do já citado IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão das Nações Unidas] o qual apontou que as mudanças climáticas estão chegando muito mais rápido e com efeitos mais severos e amplos do que os cientistas previam. A única saída nesse momento para evitar esse quadro é reduzir as emissões, o que passa por políticas públicas robustas".
No rol dos objetivos, consta a atuação no fortalecimento e ampliação dos sistemas de monitoramento das estações climáticas e hidrológicas. Estão previstas medidas como a realização de estudos de impactos das vulnerabilidades climáticas e de seus mecanismos de adaptação ante os efeitos das emergências climáticas e o estabelecimento de sistema de monitoramento das emissões dos gases do efeito estufa das termelétricas, cimenteiras e siderúrgicas.
Leia mais
Risco de clima seco e queimadas permanece alto no interior do país