A Redação
Goiânia - Em dois dias de mobilização, a 3ª edição do Ipasgo Solidário coletou 139 bolsas de sangue, com potencial para beneficiar até 556 pessoas. A campanha, promovida pelo Ipasgo Saúde em parceria com o Hemocentro de Goiás (Hemogo), reforçou mais uma vez o papel do plano como aliado da saúde pública. Realizada no estacionamento da sede administrativa do Ipasgo Saúde, em Goiânia, a ação mobilizou colaboradores, servidores e voluntários, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue do Hemocentro e incentivar a cultura da solidariedade entre os goianos.
A enfermeira Thalita Silva Basile, do Hemocentro, destacou a relevância da iniciativa. “O banco de sangue até que está estável, mas temos déficit constante em fatores negativos, como O-, A- e AB-. Por isso, ações como a do Ipasgo Saúde são essenciais. O plano é um parceiro excepcional, ajuda muito na divulgação e na fidelização de doadores”.
Thalita também ressaltou que o processo de doação é seguro. “Tudo começa com uma avaliação de saúde, pressão, hemoglobina e hidratação. Se a pessoa estiver preparada, a doação é tranquila. Orientamos apenas evitar exercícios físicos e bebidas alcoólicas nas horas seguintes”, explica.
Vozes da solidariedade
A campanha também foi marcada por depoimentos de quem participou pela primeira vez ou já é doador fiel. O colaborador do Ipasgo Gabriel Ferreira afirmou que “a gente sai dali pensando que pode estar mudando a vida de até quatro pessoas. Cada doação impacta diretamente. Doe sangue, faça a sua parte, mesmo quem não é colaborador”.
A colaboradora do plano de saúde Daniela Vasconcelos, que venceu o medo e fez sua primeira doação, contou de sua sensação. “Sempre tive receio, mas hoje consegui superar e vi como é importante doar. Foi uma experiência transformadora”.
Além dos funcionários do Ipasgo Saúde, a mobilização alcançou parceiros institucionais. O servidor da Goiasprev, Rogério Santa Cruz, também aderiu e reforçou a importância da causa. “Doar sangue tem como função principal salvar quem está precisando. Campanhas como essa, em que o Hemocentro vai até os locais de trabalho, ajudam a divulgar que o procedimento é simples e seguro”, disse. “Além disso, estudos mostram que o doador também se beneficia, já que a doação fortalece o sistema imunológico. Não precisamos esperar estar do outro lado, precisando de sangue, para entender o valor desse gesto. É um ato voluntário e altruísta”, reforçou.
Gotas homeopáticas
Durante o 3º Ipasgo Solidário, também foi realizada uma ação de saúde que integra a programação da Semana de Saúde do Ipasgo Saúde: a aplicação de gotas homeopáticas contra a dengue. A iniciativa alcançou 301 pessoas. A medida ampliou o impacto do evento e reforçou a atenção preventiva do plano de saúde.
A parceria entre o Ipasgo Saúde e o Hemocentro já dura nove anos e consolidou o plano como um dos maiores doadores institucionais do estado. A iniciativa confirma o compromisso da instituição com a saúde pública e a cultura da solidariedade em Goiás.