Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Câmara Municipal

Michel Magul quer aproximar parlamento goianiense da realidade internacional

Advogado foi empossado vereador no dia 2/9 | 14.09.25 - 13:00
 
Michelle Rabelo
 
Goiânia - Aos 33 anos e com uma carreira em ascensão na política goiana, o advogado Michel Afif Magul assumiu, no último dia 2 de setembro, uma cadeira na Câmara Municipal de Goiânia. Substituindo o vereador Tião Peixoto (PSDB), que se encontra em licença por interesse particular, pelo prazo de 121 dias, o também peessedebista se destaca por ser o parlamentar mais jovem Casa. A idade, no entanto, perde protagonismo diante da personalidade decidida de quem sabe exatamente o que pretende fazer nos próximos meses.
 
No dia da posse, por exemplo, Magul foi enfático ao afirmar que seu mandato dará voz a uma geração que precisa ser ouvida, que quer participar e que acredita que a política pode e deve ser diferente. “A juventude é inquieta, ousada e criativa. E é com essa energia que quero contribuir para uma Goiânia melhor para todos”, disse, reforçando que acredita em uma gestão pública transparente, inovadora e centrada no cidadão. “Quero ser um vereador presente, atuante, aberto ao diálogo e comprometido com o que realmente importa: melhorar a vida das pessoas”, completou.
 
Em entrevista exclusiva ao jornal A Redação, Magul falou sobre sua experiência como secretário de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sobre a decisão de dar continuidade ao trabalho que Tião Peixoto (PSDB) vinha fazendo na Câmara e sobre o objetivo de aproximar parlamento goianiense da realidade internacional. Argentino de família de origem sírio-libanesa, ele diz que vai usar sua vivência para divulgar e fomentar projetos da comunidade que, apesar de pouco conhecidos, são valiosos para Goiás. Confira principais trechos da conversa: 
 
Você acaba de deixar o cargo de secretário de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Como avalia o seu trabalho lá? Desafios? Oportunidades? Pode fazer um balanço?
Na Alego, tivemos a oportunidade de desenvolver um trabalho com diversas embaixadas, países e instituições internacionais. Apresentamos o parlamento goiano para o mundo. Alguns exemplos são: as recepções de embaixadores da Sérvia, China, Argentina e México e de delegações de deputados da Geórgia (EUA), a criação da Frente Parlamenta Brasil e China e o início da construção de um importante acordo de cooperação com o Chipre.
 
Abrimos as portas da Casa para realizar eventos com grupos de diversas culturas, com apresentações artísticas e homenagens emblemáticas à comunidade árabe cujos serviços prestados à Goiás são valiosíssimos. Mais recentemente, organizamos a delegação de deputados para a Missão Internacional ao Japão, onde discutimos as terras raras e os interesses econômicos do estado, assuntos convertidos em lei posteriormente.
 
Avalio que foi um momento de aprendizagem, de projetar o futuro do estado por meio do parlamento e, primcipalemnte, de contribuir com a internacionalização da Alego. 
 
Na Câmara você assumirá o lugar do vereador Tião Peixoto (PSDB) - como será o trabalho em relação ao que o seu colega de Parlamento vinha construindo desde que assumiu?
Eu acredito muito no trabalho do Tião Peixoto e pretende seguir com seus projetos. Serei fiel, transparente e objetivo em defender os interesses da cidade de Goiânia, com responsabilidade e compromisso visando sempre a melhoria da qualidade de vida dos goianienenses.

Você nasceu em Buenos Aires e é de família de origem sírio-libanesa - há algum projeto ou ideia que queira tocar em relação às comunidades na Câmara?
Quero aproximar o parlamento goianiense dessa realidade internacional, construir pontes, trazer mais informações sobre as boas práticas que existem nessas diversas regiões. Pela minha vivência, gostaria de contribuir, importando bons projetos, boas práticas e estimulando empatia para com estas comunidades que são parte da minha formação profissional, humana e política.
 
Você também passou pelas Secretaria de Educação e de  Governo de Goiânia na gestão de Rogério Cruz. Como pretende usar essa experiência na gestão pública e na articulação política como vereador?
Acredito que minha experiência na gestão pública me permitiu conhecer as necessidades, dificuldades e desafios da cidade em diversas áreas. Pude visualizar a dimensão das dificuldade e a necessidade de atuar em conjunto com o colegiado de parlamentares, com o poder públicos e com à iniciativa privativa. A partir disso, na Câmara, posso construir soluções práticas, reais e eficientes para os problemas da população goianienses. 
 
Qual será sua marca na Câmara Municipal de Goiânia?
Acredito que precisamos compreender a necessidade de trazer o cidadão para o foco da política pública da cidade. Fazer uma gestão moderna, com inovação, tecnologia e totalmente direcionada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Eles são bússolas para encontrarmos soluções que possam ser mensuradas com métricas reais e consistentes.
 
Trajetória
Michel Magul é advogado, mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, e já exerceu cargos na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (2021), na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa de Goiânia (2021-2022) e como secretário de Governo de Goiânia (2022-2023). Também integra a Comissão Especial de Direito Internacional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás.

Leia mais:
Legislativo estadual homenageia comunidade árabe em Goiás
Michel Magul assume cadeira de vereador na Câmara de Goiânia

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351