A Redação
Brasília - Atual vice-governador do Distrito Federal, Celina Leão (PP) lidera com vantagem em todos os cenários da corrida ao governo do DF, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Realtime Big Data realizada nos dias 9 e 10 de setembro de 2025. O levantamento entrevistou 1.200 pessoas e apresenta uma margem de erro de 3 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa simulou quatro cenários para a eleição ao governo.
No primeiro cenário (Cenário 1), Celina Leão tem 49% das intenções de voto, seguida por Leandro Grass (PV) com 14%, Paula Belmonte (Cidadania) com 7% e Ricardo Capelli (PSB) com 5%.
No segundo cenário (Cenário 2), com a inclusão de Izalci Lucas (PL), Celina Leão aparece com 47%, Leandro Grass com 14%, Izalci Lucas com 9%, Paula Belmonte com 7% e Ricardo Capelli com 5%.
No terceiro cenário (Cenário 3), sem Leandro Grass, Celina Leão atinge 48%, Izalci Lucas 10%, Paula Belmonte 7% e Ricardo Capelli 6%.
O quarto cenário (Cenário 4), que coloca Celina Leão contra apenas Leandro Grass, mostra a candidata com 54% das intenções, enquanto Grass tem 19%.
Quando o tema é rejeição, o levantamento aponta Izalci Lucas (PL) como o mais rejeitado, com 29%. Em seguida, aparecem Celina Leão (25%), Paulo Capelli (20%), Paula Belmonte (19%) e Leandro Grass (15%).
Corrida pelo Senado e aprovação de Ibaneis Rocha
Na disputa pelo Senado, a pesquisa estimulada coloca Michele Bolsonaro (PL) na liderança, com 34% das intenções de voto, seguida por Ibaneis Rocha (MDB) com 31%. Outros candidatos incluem Leila do Volei (PDT) com 23%, Erika Kokay (PT) com 17%, Bia Kicis (PL) com 14%, Leandro Grass (PV) com 13% e Sebastião Coelho (Novo) com 7%.
A pesquisa também avaliou a aprovação do governador Ibaneis Rocha. Os resultados mostram que 62% dos entrevistados aprovam a gestão do governador, enquanto 33% a desaprovam. Em uma avaliação mais detalhada, 30% consideram sua gestão ótima ou boa, 42% regular e 25% ruim ou péssima.