Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

DESTAQUE

Transporte coletivo de Goiânia é elogiado em fórum nacional de mobilidade

Gestores conheceram inovações | 17.09.25 - 14:29 Transporte coletivo de Goiânia é elogiado em fórum nacional de mobilidade Transporte coletivo de Goiânia é elogiado em fórum nacional de mobilidade (foto: Luiz Fernando)

A Redação

Goiânia
- O transporte coletivo de Goiânia foi elogiado por gestores de diversas partes do país durante o Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizado nesta quarta-feira (17/9). Os participantes conheceram as inovações implantadas nos primeiros nove meses de gestão e destacaram as melhorias no sistema de integração da Grande Goiânia, que já despertam interesse de outras cidades em replicar as iniciativas.
 
O secretário municipal de Transportes de Praia Grande, em São Paulo, Leandro Avelino, se mostrou entusiasmado com as modernidades implementadas na cidade e afirmou que busca a reprodução das melhorias na cidade paulista. “Sou um grande fã, entusiasta do que vocês conseguiram fazer aqui, especialmente na parte de integração de transportes. O nosso desafio é levar essa experiência do que vocês já aplicaram lá para a Baixada Santista, é o nosso desafio aqui”, afirmou. Além disso, Leandro agradeceu a organização do evento. “Desde a recepção, todas as partes do evento foram impecáveis na organização, além da riqueza, como eu já disse, dos temas que foram trazidos. Então vocês estão de parabéns e espero voltar em breve para cá”, disse. 
 
O diretor de gestão da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho, ressaltou que o transporte coletivo de Goiânia tem sido motivo de destaque no Brasil. “Pelas grandes inovações que estão sendo desenvolvidas aqui. Eu tive a oportunidade de conhecer o sistema numa reunião passada que ocorreu aqui em Goiânia, que traz para o Brasil inteiro um novo olhar, não só da parte de governança dos entes federados que se unem para prestar um serviço público essencial para a população, como também por parte do empresariado que também soube se organizar para atender essas demandas do poder público e da sociedade”, afirmou. 
 
O secretário de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, pontuou que, desde o início do mandato, o prefeito Sandro Mabel determinou que a prioridade no quesito mobilidade fosse o transporte coletivo. “Nós temos trabalhado muito para transformar o modelo de transporte coletivo de Goiânia. O prefeito Sandro Mabel tem trabalhado muito e foi uma determinação no primeiro dia do seu mandato. O transporte público hoje é prioridade dentro da nossa cidade, e ele tem se envolvido cada dia mais com essas ações. E, agora, como presidente também da Comissão de Mobilidade Humana, na Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, tem acompanhado isso muito de perto”, destacou. 
 
Participação e melhorias
O prefeito Sandro Mabel pontuou as melhorias realizadas nesses nove meses de gestão. A capital arca com 41,2% do subsídio total do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (RMG), mesmo porcentual repassado pelo governo do Estado. O restante é pago por outros municípios da RMG. O subsídio também possibilita a manutenção da passagem em R$ 4,30 para o usuário, valor mantido desde 2019. 
 
Os valores são revertidos em melhorias aos usuários. A cidade conta novos ônibus que têm padrão Euro VI nas linhas alimentadoras. O objetivo é que, até o final do próximo ano, mais 300 novos ônibus reforcem os 1,2 mil veículos atuais do transporte coletivo da Grande Goiânia. Os veículos são movidos a diesel, elétrico e a biometano. Este último é capaz de trazer economia em gastos e reduzir a emissão de gases poluentes no meio ambiente. Uma política pública de contribuição às metas mundiais de redução de gases na atmosfera.
 
O investimento público possibilitou ainda a reconstrução de todas as 19 plataformas do BRT Leste-Oeste. Elas, agora, contam com painéis que trazem os horários dos ônibus e sistema de modernização em catracas. Mabel ainda apresentou as melhorias que estão sendo feitas nos terminais ao longo do perímetro. O Novo Mundo foi recentemente inaugurado e a Praça da Bíblia segue em fase final de acabamento. Os terminais Dergo, Praça A e Padre Pelágio seguem em reforma. As novas estações terão catracas inteligentes com sistema anti-evasão, portão eletrônico de acesso, novos bancos, lixeiras, bebedouros e sanitários, além de escadas, rampas, piso tátil, comunicação em braile e iluminação de LED. 
 
Sandro Mabel também apresentou a metronização, que tem utilizado a inteligência artificial - o sistema ajusta os semáforos em tempo real para dar mais fluidez aos ônibus. Segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que o transporte coletivo “comande o trânsito”. “Faz com que o ônibus ganhe 30%, 40% a mais de velocidade”, informou o gestor municipal. A ferramenta já funciona entre os terminais Novo Mundo-Praça da Bíblia e Isidória-Praça Cívica. A meta, segundo o prefeito, é implantar a novidade numa extensão de 240 quilômetros em toda a cidade. 
 
Fórum
A 122ª Reunião do Fórum Nacional de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana foi realizada em Goiânia pela primeira vez.O evento é o principal espaço de debate sobre mobilidade urbana e segurança viária do país. A escolha de Goiânia como anfitriã evidencia a importância da cidade como referência em inovação e gestão no setor. Goiânia foi destaque pelos avanços no trânsito, como a metronização, Direita Livre, Onda Verde, corredores viários e a faixa exclusiva para ônibus e motos.
 
“O Fórum é muito importante porque reúne gestores de várias capitais e grandes cidades do Brasil. Goiânia está vivendo uma revolução no transporte urbano, com investimentos de quase meio bilhão de reais só neste ano, entre prefeitura e governo do Estado. Nossa prioridade é modernizar, garantir tarifa justa e transformar os corredores em metrô sobre rodas, oferecendo mais conforto, rapidez e eficiência no trânsito para a população. Temos o desafio de continuar sempre crescendo em mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
 
No final do evento, Mabel foi homenageado e agradeceu a escolha de Goiânia ter sediado as discussões do Fórum. “Eu quero trabalhar bastante para que a gente possa ajudar nessa mobilidade. Eu sou um aluno que, apesar de ser antigo, tenho força de vontade. Estou aprendendo que nós vamos fazer esse transporte coerente, bom, e, sem dúvida, vou poder replicar aqui o que funciona em algumas cidades e vice-versa”, destacou.
 
Leia mais:
Mabel destaca investimento em inovação em fórum nacional de mobilidade

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351