A Redação
Goiânia - O Coletivo PCD GYN realiza, a partir das 14 horas deste domingo (21/9), a 1ª Parada da Pessoa com Deficiência de Goiânia. Com o tema “Saúde Mental com Vez e Liberdade”, o evento tem como objetivo central dar protagonismo à comunidade PCD (Pessoa com Deficiência), reivindicar sua inclusão efetiva na sociedade e destacar a urgência de debates sobre a saúde mental desse grupo. A concentração ocorre na Praça Cívica.
Segundo a organização, a Parada se configura como um importante ato de resistência anticapacitista, combatendo o preconceito contra pessoas com deficiência - discriminação que frequentemente as exclui dos espaços sociais e impacta diretamente seu bem-estar psicológico. "O evento surge para romper esse ciclo, criando um espaço "por e para" PCDs, celebrando suas identidades e lutas", diz o comunicado que acompanha o convite.
“Chegou a vez da comunidade PCD ser protagonista. A mensagem não deixa dúvidas: agora é a nossa VEZ. Queremos saúde mental inclusiva e libertadora para todos. Este evento é um grito por respeito, visibilidade e pela inclusão que ainda é apenas discurso para muitos”, afirma Ana Carolina Marega, uma das organizadoras da Parada.

"Essa festa vem para incluir e comemorar a união de todas as pessoas com deficiência, somos mais de 600 mil em Goiás. Acreditamos que essa celebração do pacto entre as pessoas com deficiência é uma amostra do que somos capazes de fazer e que não somos nós que temos que nos adaptar, mas que o mundo tem que ser pensado com nós nele." Diz Elizabeth Mendes, da Associação dos Ostomizados de Goiás, que compõe o Coletivo.
Sobre o Coletivo PCD GYN
Grupo formado por pessoas com e sem deficiência que atua na cidade de Goiânia e região metropolitana para promover a visibilidade, os direitos e a inclusão efetiva das pessoas com deficiência, combatendo o capacitismo e lutando por uma sociedade verdadeiramente acessível para todas as pessoas.
Programação e atividades
A programação da 1ª Parada PCD de Goiânia será repleta de atividades artísticas e culturais que reforçam a mensagem de luta e celebração. Todos os shows previstos são protagonizados por pessoas com deficiência:
14h - Os Lanternas
15h - Passarela da Diversidade
16h - Murilo Leal
17h - Bruno Klaw
17h20 - Baiano MC e DVOLT
Expressão e Luta - oficina de cartazes pelo Coletivo PCD GYN
Oficina de malabares e pratos pelo Circo Laheto
AcolheDança - oficina artística pelo Grupo de dança Diversus