A Redação
Goiânia - O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) realizou neste sábado (20/9) das 7h às 16h um mutirão de consultas pré-anestésicas. A ação busca acelerar o acesso a procedimentos cirúrgicos e atendeu cerca de 130 pacientes em um único dia, com apoio de cinco anestesistas.
O objetivo era reduzir em até 40% a fila de espera para esse tipo de atendimento, o que permite agilizar o agendamento de cirurgias nas próximas semanas. Os pacientes que participaram da ação foram selecionados pela Central de Agendamento do hospital entre aqueles já avaliados por cirurgiões, com indicação cirúrgica definida e exames feitos.
O gerente médico do hospital, Silvio Neto, reforça a importância dessa etapa de cuidado. “É nesse momento que o anestesiologista revisa exames, identifica comorbidades, como hipertensão e diabetes, ajusta medicações, avalia a via aérea e define o plano anestésico para a cirurgia. Isso antecipa riscos, reduz cancelamentos e traz mais segurança ao paciente”, afirma.
Leia mais