A Redação
Goiânia - Durante o lançamento do programa Goiás + Inclusivo, realizado nesta segunda-feira (22/9) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, o influenciador digital e ativista João Vitor Bittencourt, dono do perfil @jvdepaiva no Instagram, entregou à primeira-dama Gracinha Caiado um documento com propostas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência.
João Vitor, que tem síndrome de Down, atua como palestrante contra o preconceito e pela inclusão. Aos 23 anos, já acumula mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, é Jovem Ativista do Unicef – sendo um dos cinco brasileiros entre 100 lideranças jovens globais do Fundo –, além de ator, modelo e o primeiro aluno com T21 no curso de Educação Física da PUC Goiás. Em 2024, foi eleito Melhor Influenciador Brasileiro na categoria Diversidade e Inclusão no prêmio iBest.
No discurso, ele destacou a importância da iniciativa e reforçou que inclusão deve ser tratada como direito. “Nós precisamos do apoio do governo. Que esse seja mais um passo em nossa luta”, afirmou.
Goiás + Inclusivo
O programa, lançado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama Gracinha Caiado, vai repassar R$ 500 mensais a 6.507 famílias em situação de vulnerabilidade que tenham crianças ou adolescentes com deficiência. A iniciativa contempla 235 municípios e integra o Goiás Social, considerado a maior rede de programas sociais do país.
“Governar é cuidar, é ter o sentimento de responsabilidade com as pessoas”, disse Caiado durante a solenidade. A primeira-dama ressaltou que a medida representa apoio direto às famílias: “O programa nasce para estender a mão. É o reconhecimento do governo a essas mães e pais que cuidam.”