Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) realiza em Goiânia, entre 1º e 4 de outubro, o 22º Congresso Nacional ANAMT, que é o maior encontro acadêmico da especialidade no Brasil, no Centro de Convenções. O evento terá como tema central “Inteligência Artificial e a Medicina do Trabalho: oportunidades, desafios e segurança”.
Como forma de promover a formação continuada em todo o Brasil, a associação realiza o Congresso Nacional ANAMT anualmente, e cada vez em uma região diferente do país. Aproveitando a recepção em Goiás, a ANAMT homenageará a poetisa goiana Cora Coralina durante o evento.
Para esta edição, a ANAMT avança em suas ações de sustentabilidade e, pela primeira vez, o congresso será neutro em carbono e resíduo zero. Para isso, será feita a quantificação, redução e neutralização das emissões de carbono, considerando toda a preparação do evento, montagem e desmontagem, deslocamento das equipes e de todo o público estimado do congresso.
A estimativa é que sejam compensadas mais de 150 toneladas de CO2, e a compensação acontecerá junto a um projeto socioambiental certificado de agricultura regenerativa. Os participantes também poderão calcular suas próprias emissões de carbono, por meio de uma calculadora específica para o Congresso, que ficará disponível no site do evento.
Além disso, o programa Sou Resíduo Zero fará capacitação para a redução na geração de resíduos e garantirá a separação e o tratamento corretos de todo o material reciclável descartado durante o evento. As ações de sustentabilidade serão realizadas por meio de parceria com a greentech Eccaplan.
Inteligência artificial e Medicina do Trabalho
Os impactos e as oportunidades da Inteligência Artificial sobre a saúde dos trabalhadores e medicina ocupacional serão o tema do 22º Congresso Nacional da ANAMT. O evento abordará questões práticas, éticas e legais sobre o uso de inteligência artificial (IA) para aumentar a eficiência das estratégias de saúde ocupacional, boas práticas de segurança, riscos e formas de prevenção no ambiente corporativo.
Assim, serão abordados temas como a regulamentação da IA na medicina, as responsabilidades legais dos Médicos do Trabalho por erros de IA e o impacto do uso dessas ferramentas nos direitos trabalhista, e o uso da IA e ciência de dados para o engajamento dos trabalhadores nos programas de promoção da saúde em empresas.
Além das repercussões da IA, a programação do 22º Congresso Nacional da ANAMT inclui curso e painéis sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que entrou em vigor em maio de 2025 com maior ênfase para a saúde mental como parte dos riscos ocupacionais que devem ser prevenidos pelas empresas.
Outro tema de destaque será a ergonomia, com palestras sobre inclusão de trabalhadoras nas linhas de produção, cuidados e estratégias para trabalhos em turnos de 12 horas e o uso de inteligência artificial para a ergonomia em grandes corporações.
Ainda estão programadas palestras sobre câncer ocupacional, o papel do Médico do Trabalho na sustentabilidade ambiental das empresas e outros temas.
As inscrições antecipadas para o 22º Congresso Nacional da ANAMT estão disponíveis no site, que também reúne informações sobre programação, cursos e palestrantes. Para mais informações sobre a ANAMT, acesse.
Serviço
22º Congresso Nacional da ANAMT
Data: 1º a 4 de outubro de 2025
Local: CCGO - Centro de Convenções de Goiânia. Rua 4, nº 1400, Setor Central, Goiânia – GO Inscrições e mais informações sobre o evento