Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Educação

1º Congresso Educa movimenta Goiânia com foco em gestão educacional

Professor Manoel Barbosa abriu os debates | 24.09.25 - 11:23 1º  Congresso Educa movimenta Goiânia com foco em gestão educacional Professor Manoel Barbosa abre o ciclo de debates do 1º Congresso Educa, em Goiânia (Foto: Joabe Mendonça/A Redação)Ludymila Siqueira
 
Goiânia - A 1ª edição do Congresso Educa movimenta Goiânia com debates estratégicos sobre os desafios e o futuro da gestão educacional no Brasil. Realizado no Crystal Plaza Hotel, o evento começou na manhã desta quarta-feira (24/9) e segue até a tarde de quinta (25). Na abertura do ciclo de palestras, o professor Manoel Barbosa, idealizador da iniciativa, destacou que o foco principal é garantir maior clareza, especialmente sobre o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
 
O Congresso Educa tem como objetivo qualificar as redes de educação para que estejam preparadas a debater financiamento e suas diferentes modalidades. Assim, temas como prestação de contas, obras de infraestrutura e alimentação escolar, entre outros, estarão em pauta durante os dois dias de evento. A iniciativa reúne gestores, professores, prefeitos e demais interessados em educação de diversas cidades goianas e de outras regiões do Brasil.
 
Em entrevista à reportagem do jornal A Redação, Manoel Barbosa afirmou que a expectativa é bastante positiva. "Primeiro, porque o evento é muito grande do ponto de vista técnico dos palestrantes, abordando temas que impactam diretamente as gestões das redes municipais de Educação. O foco é que boas ideias possam surgir daqui e que os gestores também tenham a visão de sempre buscar melhorar a área educacional para as crianças brasileiras", enfatizou.
 

(Foto: Joabe Mendonça/A Redação)

Com o tema Educação 2025/2028 - Ajudando as redes de educação a vencer os desafios e incrementar receitas de financiamento, o professor abriu o ciclo de debates, com foco no Fundeb. Um dos pontos destacados foi o realinhamento das novas diretrizes do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), que prevê o aumento do custo mínimo por aluno a partir do próximo ano.
 
Mais palestras
Ainda nesta quarta-feira, ocorrerão outras palestras, incluindo do consultor em gestão educacional Sergio Kobayashi, que debaterá as responsabilidades dos prefeitos e secretários de educação. Na sequência, haverá uma sessão de mentoria para os congressistas.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351