Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Goiânia

Marginal Botafogo recebe obra para recuperação de erosão

Pista à esquerda segue interditada | 24.09.25 - 12:24 Marginal Botafogo recebe obra para recuperação de erosão (Foto: divulgação)
A Redação 

Goiânia - 
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), atua na recuperação de um talude da Marginal Botafogo, na altura da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário. O processo erosivo se formou após o temporal desta terça-feira (23/9).
 
A primeira etapa consiste na estabilização da estrutura com a construção de um muro de contenção, solução adotada por garantir execução rápida e evitar o avanço da erosão. Máquinas trabalham na desobstrução do canal onde parte do muro cedeu e, em seguida, será feito o corte do talude para instalação de manilhas com solo, formando um novo reforço. O prazo da obra depende do regime de chuvas.
 
Enquanto os trabalhos avançam, a pista da esquerda, no sentido Norte-Sul, permanece interditada. Agentes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) sinalizaram a via e isolaram a área para garantir a segurança dos motoristas.
 
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também atua no local e em outras regiões da cidade. Durante a noite e a madrugada, equipes realizaram limpeza, raspagem de lama, retirada de entulhos e remoção de galhadas. Até as 2h desta quarta-feira (24/9), já haviam sido recolhidas 108 toneladas de resíduos.
 
A Seinfra também vistoriou outros pontos e identificou focos iniciais de erosão. Foram registrados processos erosivos, além da Marginal Botafogo, nas ruas 78 e 72, no Jardim Goiás, e no Residencial Beatriz Nascimento.
 
Limpeza
Paralelamente às ações emergenciais de recuperação de áreas afetadas pelas chuvas, a prefeitura mantém um trabalho contínuo de manutenção da rede de drenagem da cidade. O objetivo é reduzir riscos de alagamentos e evitar problemas de escoamento durante o período chuvoso. Apesar disso, ainda é comum o acúmulo de lixo, folhas e galhos nos bueiros e bocas de lobo.
 
De janeiro a setembro deste ano, a Seinfra realizou a limpeza de 24.330 bocas de lobo, 79.444 metros de ramais, 401 poços de visita e 678 bueiros, retirando 3.555,09 toneladas de entulho. Em paralelo, o Consórcio Limpa Gyn coletou 506,6 mil toneladas de resíduos como camas, colchões, sofás, eletrodomésticos e outros itens descartados irregularmente apenas entre janeiro e agosto.
 
Apesar do esforço, a prefeitura reforça que a colaboração da população no descarte correto do lixo e do entulho é essencial para diminuir alagamentos e danos à rede de drenagem. O diretor de Operações e Conservação da Seinfra, Lucas Gontijo Borges, explica que as primeiras grandes chuvas do ano exigem atenção. “Há um acúmulo de materiais orgânicos, como folhas e galhos, e de lixo que são levados para a rede de drenagem. Quanto menos resíduos forem descartados de forma irregular, mais eficiente será o escoamento e menor o risco de alagamentos”, afirma.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351