A Redação
Goiânia - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acaba de ampliar a rede de monitoramento de chuvas intensas com a aquisição de 180 pluviômetros automáticos, que se somarão aos outros 100 já em funcionamento no território goiano. Com a compra, o governo vai garantir que haja pelo menos um equipamento em cada um dos 246 dos municípios.
Um desses pluviômetros que operam em Goiás será apresentado nesta terça-feira (30/9), a partir das 8h30, durante o evento que marca o início da operação Goiás Alerta e Solidário 2025/26. A solenidade acontecerá na sede do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, no Jardim América, em Goiânia. A operação reúne vários órgãos públicos com o propósito de mitigar os efeitos dos temporais sobre comunidades vulneráveis, que vivem em áreas de risco.
O gerente do Centro de Informações Metereológicas e Hidrológicas do Estado (Cimehgo), André Amorim, afirma que Goiás passará a ser o único Estado que consegue monitorar 100% do território com informações atualizadas a cada 10 minutos. Em outras unidades da federação, explica Amorim, as atualizações podem demorar até 24h. “Ter uma rede que fornece dados rápidos, e de todos os municípios, é importante para que o poder público consiga tomar as decisões mais adequadas”, afirma.
Os equipamentos foram importados ao custo de R$ 7 milhões, oriundos do fundo Protege. Goiânia, que já tem dez pluviômetros, passará a ter 25. Em Aparecida, o número vai passar de um para três. Já na Cidade de Goiás, onde é recorrente o transbordamento do rio Vermelho, serão instalados um pluviômetro e uma estação hidrológica , com objetivo de alertar para ocorrência de eventos extremos com a maior antecedência possível.