A Redação
Goiânia - Com 200 vagas de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs), a Prefeitura de Goiânia realiza nesta terça-feira (30/9) o Dia D da Empregabilidade. A ação, no Paço Municipal até às 17h, conta com a participação de cinco empresas parceiras e é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas) para ampliar a inclusão no mercado de trabalho.
A secretária interina, Bárbara Sousa, reforçou que a ação faz parte do projeto Conecta Emprego, voltado para qualificação e inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“O foco do prefeito Sandro Mabel é aproximar essas pessoas das políticas públicas e abrir caminhos para uma nova vida. O mês de setembro é um mês voltado para a pessoa com deficiência, então, diante disso, nós fizemos o dia D com vagas voltadas para esse perfil de pessoas”, ressaltou.
Além das oportunidades reservadas, estão disponíveis mais de 500 vagas abertas ao público em geral, em diferentes áreas como saúde, comércio, logística, atendimento e serviços. Entre as oportunidades em destaque estão auxiliar administrativo, técnico de enfermagem, recepcionista, atendente de farmácia, operador de caixa, repositor de mercadorias, vigilante patrimonial, auxiliar de limpeza, entre outras.
Segundo a diretora do Trabalho, Suelen Marques, o objetivo da ação é facilitar a aproximação entre empresas e trabalhadores. “O projeto do Conecta Emprego está sendo desenvolvido e já em fase final, para que essa pessoa em estado de vulnerabilidade saia daquela situação que hoje ele está. Assim, ela consiga, a partir disso, estar novamente no mercado de trabalho. Diante disso, nós estamos em parceria com o Senai, Sebrae e Sesi, para podermos capacitar essas pessoas”, explica.
O evento também oferece serviços de orientação social, cadastramento no CadÚnico, apoio a mulheres em situação de violência e encaminhamentos para quem deseja empreender. Em parceria com a Casa do Empreendedor, micro e pequenos empresários recebem informações sobre formalização, parcelamentos e capacitações.
O Dia D da Empregabilidade segue até às 17h, oferecendo entrevistas presenciais com os RHs das empresas participantes, de forma que muitos candidatos já possam sair contratados no mesmo dia.