A Redação
Goiânia - O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a liderança do Estado no campo da tecnologia, inovação e inteligência artificial, na 3ª edição do Brasília Summit, nesta terça-feira (30/9), em Brasília. O evento trouxe como tema “Inovação, Tecnologia e Data Centers” e contou com a participação de autoridades, lideranças empresariais e representantes do setor.
“Essa área ganhou uma projeção enorme em nosso estado. Dentro das nossas limitações, já temos mais de R$ 680 milhões investidos em nosso hub tecnológico, com mais de 160 startups desenvolvidas e aceleradas”, disse Caiado. Sua apresentação incluiu ainda a aprovação, em Goiás, da primeira lei estadual para regulamentação do uso de inteligência artificial, além da criação de um dos maiores centros de desenvolvimento em inteligência artificial da América Latina, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Não existe nenhum tema mais importante atualmente. Fico feliz de ver em discussão uma pauta com tamanha relevância, no momento em que o governo federal se perde em pautas acessórias, sem a menor relevância para a população”, ressaltou. Caiado acrescentou que Goiás busca atrair investimentos privados em data centers, em virtude da geração local de energia limpa, como gás biometano, para alimentar os equipamentos. “Temos potencial para ampliar muito a nossa capacidade produtiva”.
Entre outras autoridades, participaram do evento o deputado federal Júlio Lopes, que integra a Comissão Especial sobre inteligência artificial na Câmara dos Deputados, e o vice-presidente do Senado Federal e titular da Comissão de Comunicação e Direito Digital, senador Eduardo Gomes. Para ele, o país enfrenta o desafio de criar leis “simples e eficientes, que acompanhem a velocidade da inteligência artificial”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes afirmou que as mudanças tecnológicas estão alterando os padrões do conceito contemporâneo de soberania. “Se antes a soberania se limitava ao controle territorial e político, hoje ela envolve a autonomia informacional, a capacidade regulatória do ciberespaço e a preservação da independência tecnológica”, pontuou.
O 3º Brasília Summit teve ainda as presenças do presidente do LIDE Brasília, Paulo Octávio; do presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado; fundador e co-chairman do LIDE e ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, João Doria; e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.